Aconteceu nesse domingo, 17 de setembro, na paróquia São Roque, na cidade de Ventania, diocese de Ponta Grossa (PR), o envio da paroquiana Luciane da Luz Bracisiewrcz para a Missão São Paulo VI, na Guiné-Bissau, África.
O envio missionário, em nível de diocese, se deu durante a missa das 10 horas, que foi presidida pelo bispo diocesano, dom Sérgio Arthur Braschi; com a concelebração do coordenador da ação evangelizadora, padre Joel Nalepa; do pároco, padre Adevilson Dias de Lara; do reitor do Santuário de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, padre Valter Roberto Pereira; do guineense, padre Luís Paulo da Costa Monteiro; e dos diáconos Eduardo Aparecido de Oliveira e Pedro de Almeida Vascove. Familiares, amigos, lideranças e membros da comunidade lotaram a Igreja para participar desse momento importante da paróquia.





Luciane tem 51 anos e participa da paróquia São Roque desde que nasceu. Ela atua como ministra da Liturgia, participa do apostolado da oração, da legião de Maria, da pastoral da Criança e é catequista. No vídeo abaixo, conheça um pouco mais sobre Luciane, que fala sobre seu despertar missionário e sobre as expectativas:
Em sua homilia, dom Sergio falou sobre a importância de enviar missionários para outras terras. “Por meio do Batismo, Jesus nos faz missionários, porém alguns são escolhidos para a missão de forma mais profunda”, disse o bispo. Ele também destacou que o missionário só faz missão se for enviado pela Igreja. “É a Igreja que envia. A comunidade é que envia e esse envio é o apoio dado ao missionário. A diocese de Ponta Grossa se alegra, imensamente, por mais uma vez estar colaborando com o envio de uma missionária”, afirmou dom Sergio.
Após a homilia, Luciane foi chamada até o presbitério, onde dom Sergio estendeu as mãos sobre ela e rezou a oração de envio missionário. Em seguida, ele abençoou a cruz e o Novo Testamento, na língua crioula, e os entregou à missionária. Esses são os símbolos que acompanham o missionário que parte em missão.
“Toda nossa Igreja no Paraná vem trabalhando para despertar nos fiéis a consciência de que, pelo Batismo, todos nós somos missionários. E isso, graças a nossa missão no país da Guiné-Bissau, na África. Nós ficamos muito felizes, como diocese de Ponta Grossa, de termos mais uma missionária da nossa diocese sendo enviada para lá”, disse dom Sergio. O bispo recordou que os primeiros missionários, enviados no ano de 2014, foi o casal diácono Pedro Lang e sua esposa Salete Lang.
Sobre a missa de envio, Luciane afirmou que foi um momento de alegria por viver a pertença à Igreja. “A felicidade e a emoção de se reunir com as hierarquias da Igreja me dão a segurança de que não estou indo em missão sozinha ou por acaso, mas que é Deus quem escolhe, é Jesus que chama, a Igreja envia, Nossa Senhora acompanha e o Espírito Santo conduz. Foi com essa certeza e alegria que vivi esse momento de envio”, afirmou Luciane.
Segundo o pároco, padre Adevilson, o envio da Luciane é motivo de grande alegria para sua paróquia e vem trazer um impulso renovador. “O envio da nossa paroquiana vem somar com o que já temos buscado: sermos uma Igreja missionária em nossa realidade local. Entre nossas ações, sempre buscamos sair ao encontro dos necessitados para levar a Palavra de Deus, para acolher, para escutar as pessoas, exercendo a caridade e vivendo a compaixão, como bons samaritanos. Esse envio vem fortificar e dar mais clareza para a comunidade de que todos nós somos missionários”, afirmou o padre.
Padre Joel Nalepa afirmou que a diocese de Ponta Grossa possui uma relação muito afetiva, fraterna e comprometida com a Missão São Paulo VI, na Guiné-Bissau. “Mesmo nos períodos em que não temos nenhum missionário da diocese lá, essa missão é lembrada e considera com muito carinho por todos nós. Acredito que isso é reflexo do jeito de ser pastor de dom Sergio, que é uma pessoa apaixonada pela missão e comprometido com a Igreja do Paraná”, disse padre Joel.




No próximo sábado, dia 23 de setembro, acontecerá a celebração de envio missionário, em nível Regional, em Londrina (PR), com a presença de todo episcopado paranaense, que estará reunido por ocasião da 43ª Assembleia do Povo de Deus. Na segunda-feira, dia 25 de setembro, Luciane embarca para Guiné-Bissau.
Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2