Ao longo de 28 dias, doze arqui/dioceses foram visitadas pelos padres guineenses e animadas a crescer na dimensão missionária da Igreja
Entre os dias 2 e 30 de agosto, a Igreja do Paraná recebeu a visita de dois padres da diocese de Bafatá, na Guiné-Bissau, África: padre Paulo de Pina Araújo e padre Luís Paulo da Costa Monteiro. Eles foram acolhidos na sede do Regional Sul 2 da CNBB, em Curitiba (PR), de onde partiram para visitar diferentes dioceses no estado. A programação foi intensa e extensa, com viagens, celebrações de missas, formações, encontro com bispos, padres, seminaristas e lideranças.



A vinda dos padres guineenses ao Brasil foi articulada e propiciada pela Comissão Regional de Presbíteros do Paraná (CRP-PR). Em novembro de 2022, o então presidente e o tesoureiro da CRP, padre Emerson Lipinski e padre Edson Zamiro, visitaram o país da Guiné-Bissau, especialmente, a Missão São Paulo VI, mantida pela Igreja do Paraná na cidade de Quebo. Na ocasião, aconteceu um encontro fraterno com os padres da diocese de Bafatá e surgiu a proposta de trazer alguns deles para conhecer a realidade da Igreja no Brasil, a fim de estreitar laços entre os dois cleros. Desde o ano de 2019, a CRP-PR realiza o projeto: “Mostrai-vos solidários com os irmãos” (Rm 12,13), no qual faz uma coleta, espontânea e livre, durante a Semana Santa, entre os padres do Paraná para ajudar os padres na Guiné-Bissau.
Ao longo do mês, os padres visitaram 12 arqui/dioceses, mas tiveram ocasião de encontrar padres de todas as 18 dioceses. Dentre as várias atividades do cronograma da visita, eles participaram da confraternização do dia do padre na diocese de São José dos Pinhais, visitaram missionários que já passaram pela Guiné-Bissau, concederam entrevistas em rádios e na televisão, visitaram universidades e pontos turísticos e participaram do Encontro Regional de Presbíteros, que aconteceu em Toledo (PR), nos dias 21 a 25 de agosto.













Um momento de destaque na visita, foi a participação na reunião do Conselho Episcopal de Pastoral, que aconteceu em Curitiba (PR), no dia 8 de agosto. Os padres tiveram a oportunidade de partilhar com os bispos sobre a realidade da sua diocese, com seus desafios e esperanças, ajudando-os no discernimento dos próximos passos da Missão São Paulo VI no país.
Ambos os padres avaliaram positivamente a visita. “Nós fomos muito bem recebidos pelos bispos, pelos padres, pelas comunidades por onde passamos. As pessoas sentiram-se felizes com a nossa presença e o nosso testemunho e muitos se mostraram abertos para poder ajudar e contribuir com a missão da Igreja na Guiné-Bissau. Para nós foi muito especial, valeu a pena a nossa vinda aqui”, disse padre Paulo.
“Para mim, foi uma experiência bonita, nova e ímpar. Penso que essa nossa amizade, comunhão, irmandade, fraternidade entre as duas igrejas vai continuar. Para nós, a ajuda que recebemos é como se fosse um pulmão, um balão de oxigênio. Muito obrigado a todos os padres, a todos os bispos, a todas as dioceses e paróquias por onde passamos e a todos que se envolveram para que essa nossa visita tivesse êxito”, afirmou padre Luís Paulo.
No vídeo abaixo, padre Paulo e padre Luís Paulo fazem um balanço sobre a visita:
(Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2)