No dia 11 de março, representantes de 7 dioceses do Paraná reuniram-se em Maringá com o objetivo de rearticular e retomar as atividades da Pastoral do Menor no Paraná, que está sem uma coordenação, em nível regional, desde 2021.
O encontro contou com a presença e participação do arcebispo de Maringá e referencial para a Pastoral do Menor, dom Severino Clasen. A manhã da formação foi assessorada pela última coordenadora regional (até 2021), Célia Maria Santana, que inspirou a todos contanto a história, os princípios, os valores e os estudos gerais sobre a Pastoral do Menor ao longo dos últimos anos.
A assistente social, Graciela Dreschsel, que também já fez esteve na coordenação da Pastoral do Menor, ministrou uma conferência, na qual fez uma conexão acerca do surgimento do Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA), engrandecendo a forte influência que a Pastoral do Menor teve nas reflexões até se construir o ECA.
Após a formação, na perspectiva de iniciar uma articulação organizada, Dom Severino propôs a criação de uma nova equipe para compor a coordenação regional. Os presentes indicaram alguns nomes que, em breve, serão oficializados e divulgados.
O Encontro foi encerrado com a celebração da Eucaristia, presidida pelo padre Edivaldo Costa da Conceição, da arquidiocese de Maringá, e concelebrada pelo padre Rogélio José Pimentel, da arquidiocese de Cascavel.







(Celia Maria Santana e Altair Mariano Kratzler)