Na noite do último sábado, 29 de outubro, durante uma missa no Santuário e Catedral Nossa Senhora de Belém, em Guarapuava (PR), aconteceu o envio do jovem Wesley de Matos Fonseca para a Missão São Paulo VI, na Guiné-Bissau, África. A celebração eucarística foi presidida pelo bispo de Guarapuava (PR) e secretário do Regional Sul 2 da CNBB, dom Amilton Manoel da Silva, e concelebrada pelo pároco da Catedral, padre Jean Patrick Soares, e pelo frei Ernani Tiago Alves, pároco da Paróquia Bom Jesus, em Guarapuava (PR), onde Wesley é paroquiano.


A missa contou com a presença expressiva da comunidade local, fiéis de outras paróquias da diocese e de familiares do jovem missionário. Já no início da celebração, Dom Amilton afirmou que encerrar o mês missionário com o envio de um diocesano para a Missão constitui um momento muito importante e significativo para a diocese.
Em sua homilia, dom Amilton afirmou: “Hoje nós estamos enviando o Wesley. Ele representa a diocese, o bispo, os padres, as consagradas e consagrados, leigos e leigas batizados. Que você não se sinta sozinho, mas amparado por Deus e por toda a nossa diocese. E que de lá, distante de nós geograficamente, o seu olhar cruze conosco na oração e na Eucaristia. Que você se sinta sempre fortalecido na fé, na esperança e no amor”.
Após a homilia, aconteceu o rito de envio. Frei Ernani apresentou a dom Amilton o crucifixo e o Novo Testamento na língua crioula (mais falada na Guiné-Bissau) para serem abençoados. Depois, o bispo impôs o crucifixo no Wesley e entregou-lhe o Novo Testamento. Ao final da bênção, dom Amilton pediu que a comunidade ficasse em pé, estendesse a mão em direção ao Wesley, para rezar por ele.



“Essa missa foi um grande marco na minha vida. Eu me emocionei bastante, não imaginava que seria algo tão bonito. A presença de toda minha família e dos meus familiares me deu muita força, pois senti que eles estarão aqui rezando por mim. Estar indo em missão é uma grande graça que Deus me concede. Fiquei muito feliz com todo apoio que recebi da diocese e da CNBB Sul 2”, disse o missionário enviado.
Wesley tem 23 anos e o desejo de servir a Igreja como missionário leigo o levou a se candidatar para a Missão São Paulo VI. Após um processo de discernimento, ele foi selecionado e convidado a dar o seu sim e ir em Missão. Ele vai integrar a comunidade da Missão, na cidade de Quebo, que atualmente é composta pelo padre Sadi Cordeiro e pelas irmãs Maria de Fátima da Costa e Helena Yukie Makiyama.
Ele embarca em São Paulo, na próxima quarta-feira, dia 2 de novembro, junto com a comitiva que vai realizar uma visita pastoral missionária de 10 dias na Guiné-Bissau. Nessa comitiva viaja o presidente do Regional Sul 2 da CNBB, dom Geremias Steinmetz, os padres Emerson Lipinski e Edson Zamiro, que compõem a presidência da Comissão Regional de Presbíteros do Paraná (CRP-PR), o padre Rafael Fuchs, da diocese de São José dos Pinhais (PR), e a assessora de imprensa da CNBB Sul 2, Karina de Carvalho.
(Texto: Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2 | Fotos: PASCOM Catedral Nossa Senhora de Belém)