No dia 15 de julho de 2022 a jovem ponta-grossense Izadora da Silva de Melo, embarcou para uma das maiores experiências de fé e encontro já vivenciada ao longo dos seus 21 anos. Ela representou a Pastoral Juvenil do Regional Sul 2 na 5ª Missão Jovem CNBB, realizada na Prelazia do alto Xingu-Tucumã, no Pará. O projeto é promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB (CEPJ) com apoio da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam).
Durante 10 dias, pés no chão, chapéu na cabeça, terço no pulso e um coração esperançoso foram os principais elementos que acompanharam a jovem na trajetória. Junto com jovens de todo o país, a paranaense teve a oportunidade de conhecer de perto a realidade desta região do norte do Brasil e levar um pouco da cultura do Paraná.
“Senti bastante o clima local. Fiquei um pouco desconfortável nos primeiros dias, mas logo me adaptei. A acolhida foi um ponto marcante. Me senti cuidada e amada pelas pessoas”, relata a jovem.
Durante a trajetória em Tucumã, muitas famílias foram visitadas pelos missionários. A oração e partilha da palavra foram os pilares dos encontros. “Me chamou a atenção a receptividade do povo de lá. Um coração gigante. Todas as famílias nos receberam muito bem, mesmo o que eram de outra religião nos acolheram e partilharam conosco”, comenta.


Para a jovem, a celebração da santa missa e dos sacramentos também é um diferencial constatado, onde as celebrações acontecem com pouca frequência na região pelo difícil acesso.
“Aqui no Paraná temos missa, confissão, celebrações todos dias em nossas comunidades. Me surpreendeu em quantas coisas nós temos em nossa realidade e que aquele povo ainda não tem, mas levamos um novo ânimo para que eles possam dar continuidade e não desistir da grande missão”, contou Izadora.
O coordenador da Pastoral Juvenil do Regional Sul 2, padre Kleber Pacheco, destaca com alegria a participação da jovem na iniciativa. “Nossa gratidão à Izadora pelo sim e pelo comprometimento com a missão. É o início de outros projetos que queremos desenvolver na Diocese de Ponta Grossa e no Regional Sul 2, envolvendo toda a juventude e os inspirando à prática missionária”, conta o sacerdote.
Mais detalhes e informações sobre a presença da jovem paranaense na missão podem ser conferidos na conversa, gravada ao vivo, pela Pastoral Juvenil e Setor Juventude da Diocese de Ponta Grossa. Acesse clicando aqui.
Texto: Bárbara Gardin – Assessoria Pastoral Juvenil Regional Sul 2
Fotos: Arquivo – Izadora Melo