Com o objetivo de estimular uma espiritualidade missionária, fundamentada no seguimento a Jesus Cristo, o Conselho Missionário Region al (COMIRE) – CNBB Sul 2 promoveu, nos dias 20 e 21 de abril, um retiro no formato virtual, por meio da plataforma Zoom. Participaram leigos (as), religiosos (as), presbíteros e também do bispo de Ponta Grossa (PR) e referencial para a dimensão misisonária no Paraná, dom Sergio Arthur Braschi.


O tema do retiro foi: “Do encontro com Jesus Cristo à configuração com Ele: a vida se torna missão”, com a assessoria dos missiólogos assessores da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, padre Daniel Rocchetti e irmã Sandra Regina Amado. Eles conduziram quatro momentos de reflexão, intercalados por Leitura Orante, dinâmica de oração ad gentes, terço missionário e partilha entre os 30 participantes.
As quatro reflexões foram: o valor primordial do encontro com Jesus Cristo; o caminho é o do seguimento de Jesus Cristo; a missão não é nossa, mas é de Jesus Cristo; e o objetivo é a configuração com Cristo.
A participante da arquidiocese de Maringá (PR), Angela Francesquini Capeloto, afirmou: “não imaginava que um retiro a distância fosse me tocar tanto, mesmo estando em casa, com todos os desafios consegui acolher mais com o coração do que com a cabeça”.
O formato on-line também agradou muito a missionária da arquidiocese de Maringá (PR), Terezinha Machado Braguini. Ela destacou a importância do encontro com Jesus Cristo e a Leitura da Palavra, afirmando: “precisamos ler, meditar, orar, contemplar e agir. Só tenho a agradecer”.
A missionária da arquidiocese de Cascavel (PR), Aracy Martignoni, ressaltou a importância do discipulado, da intimidade e do seguimento a Jesus Cristo, afirmando: “só assim se encontra o verdadeiro sentido da missão”.
Segundo José Donizete Duarte, coordenador do COMIRE Sul 2, o retiro foi muito bem sucedido e gerou muita gratidão. “Em nome do COMIRE, sou imensamente grato pelos assessores nacionais, que tão bem conduziram e orientaram este inesquecível momento de oração e reflexão. Da mesma forma, sinto-me grato pela presença de cada um dos missionários e missionárias que participaram e partilharam dessa experiência de participação, comunhão e missão”, afirmou Donizeti.
(Secretaria do COMIRE – Sul 2)