Desembarcou no aeroporto Afonso Pena, em Curitiba (PR), no último domingo, dia 8 de maio, o missionário Pércio Pereira Vitória, vindo da Guiné-Bissau, na África. Pércio e sua esposa, Márcia do Rocio Pereira Vitória, nos últimos 4 anos coordenaram a Missão São Paulo VI, mantida pela Igreja do Paraná no país africano. Eles foram o segundo casal coordenador nessa missão, que teve início em 2014.
No aeroporto, Pércio foi acolhido por sua esposa, filhos, noras, netos, outros familiares e pelo Regional Sul 2 da CNBB. Sua esposa Márcia precisou retornar alguns meses antes (novembro de 2021), para um tratamento de saúde. Um gesto de sacrifício e renúncia em prol da missão, dado que o casal, com 36 anos de matrimônio, nunca ficou separado tanto tempo.
“A gente sabe que nada é fácil. Quando casamos, tínhamos consciência de que a vida é sacrifício e renúncia e essa foi uma das renúncias que nós fizemos em que percebemos que foi pelo Reino de Deus”, disse Márcia.
“Nesses últimos meses, eu não fiquei sozinho lá na Guiné, pois a Márcia estava o tempo todo junto comigo nas decisões, nas partilhas e até nas dúvidas que surgiam ela me ajudava. Não foi fácil essa separação, mas não foi impossível, pois entendemos que essa era a vontade de Deus para um bem maior”, afirmou Pércio.
Confira, no vídeo abaixo, alguns momentos da chegada do missionário Pércio:
Acolhida na comunidade local
Na noite dessa quinta-feira, 12 de maio, Pércio foi acolhido por sua comunidade de origem com uma missa na Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, da Arquidiocese de Curitiba (PR). A missa foi presidida pelo padre Jagannathan Gnanadurai, e concelebrada pelo pároco, padre Merry Benzer George, pelo secretário executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinski, e pelo diácono permanente, Luiz Carlos.
A homilia foi proferida pelo padre Valdecir que relacionou os textos da liturgia da Palavra de Deus com o contexto da missão. Ele relatou que a Igreja do Paraná já enviou 28 missionários para a Guiné-Bissau, alguns por um tempo curto, outros por um tempo mais longo, e em todos eles fica evidente a alegria por estar em missão. Segundo o padre, o missionário faz a experiência do que diz o Evangelho: “o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou” (Jo 13,16).
“O missionário derrama alegria no semblante, na vida, nas palavras, nos gestos. Deixar o lar, o aconchego e conforto da família para ir em um lugar tão distante, sem saber o que vai encontrar, e ainda encher-se de alegria, é próprio de um coração missionário”, disse Pe. Valdecir.
Ainda durante a homilia, Pércio e Márcia partilharam sobre algumas experiências vividas na missão. Pércio reiterou que está feliz por estar de volta e por ter cumprido sua missão, mas confessou: “É uma alegria estar de volta, mas lá no fundo do coração, tenho um pouco de tristeza por ter deixado nossos irmãos lá na Guiné-Bissau. Porém, tenho certeza que os que ficaram e os que irão depois farão tudo aquilo que é necessário para o bem da missão”.
Além da comunidade local, participaram da missa familiares e amigos do casal missionário, membros do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) e as missionárias que já estiveram na Guiné-Bissau: Irmã Silvonete Aparecida Soares, Berenice Cheniski e Elzira Riva. A celebração foi transmitida pelas redes sociais da paróquia. CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR.











A Missão São Paulo VI, na Guiné-Bissau, África, é de responsabilidade da Igreja do Paraná, e tua em três frentes: evangelização, saúde e educação. Permanecem, hoje, na Missão três missionários: padre Sadi Cordeiro, Helena Wegrzyn e Maiane Martins. Para saber mais acesse: https://cnbbs2.org.br/africa/missao-catolica-sao-paulo-vi/
(Texto: Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2)