Nessa terça-feira, 10 de maio, segundo dia do encontro dos Padres Coordenadores Diocesanos da Ação Evangelizadora, a primeira atividade foi a oração das Laudes, na capela do Seminário Santo Agostinho, em Maringá (PR), onde o encontro acontece até o meio dia de quarta-feira, 11 de maio. Após o café, o bispo de Guarapuava (PR) e secretário do Regional Sul 2 da CNBB, dom Amilton Manoel da Silva, trabalhou com os padres o tema: “Igreja: carisma e instituição”.
Após o intervalo, o arcebispo de Londrina e presidente da CNBB Sul 2, dom Geremias Steinmetz, esteve presente para falar aos padres sobre a 6ª Semana Social Brasileira, a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe e a próxima Assembleia do Povo de Deus.
Segundo dom Geremias, esse é um grupo que está muito perto do episcopado e que, por isso mesmo, entende bem o pensamento dos bispos no sentido pastoral e teológico. “É um encontro de padres que tem bastante conhecimento da Igreja do Paraná e de toda a sua problemática. Mas o importante é que eles querem olhar mais amplamente, além da Igreja do Paraná, compreendendo o que vem sendo dito pela Igreja a partir da Assembleia Eclesial do CELAM e também da CNBB, sobretudo os grandes desafios que o Papa Francisco nos propõe quanto à sinodalidade a ser vivida nas nossas dioceses”, afirmou dom Geremias.
Outro assunto encaminhado nessa manhã, por dom Geremias, foi sobre a próxima Assembleia do Povo de Deus, prevista para ser realizada no próximo mês de setembro. “É um desafio grande organizar essa Assembleia, definir a sua temática e a assessoria. Vamos faze-la por Províncias e, com isso, queremos quadruplicar o número de participantes. Dessa forma, podemos ter mais pessoas para ajudar na questão da reflexão em nosso Regional Sul 2 da CNBB”, disse o arcebispo.
O Regional Sul 2 da CNBB é composto por 18 arqui/dioceses e 2 Eparquias Católicas Ucranianas, divididas em 4 Províncias Eclesiásticas. As quatro Províncias estão assim divididas:
– Província Eclesiástica de Curitiba: Arquidiocese de Curitiba e as dioceses de Paranaguá, São José dos Pinhais, União da Vitória, Ponta Grossa, Guarapuava, Metropolia Católica Ucraniana e Eparquia Nossa Senhora Imaculada Conceição.
– Província Eclesiástica de Londrina: Arquidiocese de Londrina e as dioceses de Jacarezinho, Cornélio Procópio e Apucarana.
– Província Eclesiástica de Maringá: Arquidiocese de Maringá e as dioceses de Campo Mourão, Umuarama e Paranavaí.
– Província Eclesiástica de Cascavel: Arquidiocese de Cascavel e as dioceses de Toledo, Foz do Iguaçu e Palmas-Francisco Beltrão.
(Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2)





