Religiosas e religiosos de diversos lugares do Brasil, e alguns do exterior, inscreveram-se para participar do retiro josefino on-line.
No último sábado, 14 de agosto, aconteceu o Retiro Josefino on-line para a Vida Consagrada Religiosa. Nas três conferências, houve cerca de 240 conexões, porém, o número de participantes foi bem maior, dado que várias comunidades assistiram reunidas. O pregador do retiro foi o Padre Mauro Negro, da Congregação dos Padres e Irmãos Oblatos de São José.
Na abertura do retiro, o bispo de Toledo (PR) e referencial para a Vida Consagrada no Paraná, Dom João Carlos Seneme, fez uma saudação a todos os participantes, desejando um proveitoso dia de retiro às vésperas do dia em que a Igreja celebra o Dia da Vida Consagrada. Em seguida, a presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil, Irmã Maria Inês Ribeiro, também fez uma saudação aos participantes do retiro, ressaltando a importância da figura de São José para a Vida Consagrada. “Nós temos em São José o guardião de Jesus, guardião da família e o guardião da Vida Consagrada, da nossa vocação. Se ele cuidou tão bem de Jesus, ele cuida de toda vocação, isso que é o mais forte para mim”, disse Ir. Maria Inês.
Na primeira conferência, Padre Mauro Negro falou sobre São José como o peregrino da fé, aquele que se levanta e se coloca a caminho para fazer a vontade de Deus. “José é o “peregrino da fé”, como Abraão, os Patriarcas. Como Moisés, que peregrina. Como os outros personagens bíblicos. Como nossos fundadores, também peregrinos. O que pensou José ao iniciar sua peregrinação de Fé? O que pensamos nós, ao iniciarmos nossa peregrinação vocacional?”, motivou padre Mauro ao final da conferência.
No início da tarde, a segunda conferência teve por tema: “Um olhar para Maria e José”. Padre Mauro motivou os retirantes a olharem para os pais de Jesus, pois não é possível falar de Maria sem falar de José e nem de José sem falar de Maria. “A maternidade divina de Maria não depende de José, mas ela encontra em José, a segurança, a confiança, a verdadeira acolhida necessária para que essa maternidade pudesse acontecer. Por isso, eu proponho, vamos olhar para Maria e para José”, disse Pe. Mauro.
As duas conferências estão disponíveis no canal do Youtube do Regional Sul 2 da CNBB:
Ao final da tarde, para concluir o dia de retiro, padre Mauro conduziu a oração das vésperas. Num breve momento de partilha, algumas irmãs manifestaram gratidão pelo dia de retiro.
“Esse momento de retiro foi, para mim, muito gratificante e o que mais me tocou foi aquele primeiro momento, naquelas palavras significativas sobre o levantar-se de São José. Foi uma oportunidade rever a minha história, a minha caminhada de vocação, e me fez reaquecer o coração, o meu encantamento e o desejo de levantar para fazer a vontade de Deus, com prontidão”, disse Irmã Shirley.
Para a Ir. Isabel Bitencourt, que participou do retiro reunida com sua comunidade das Filhas do Divino Zelo, em Valença (RJ), olhar para Maria e José foi o mais significativo. “O que eu mais gostei quando padre Mauro falou sobre o compor o quadro, que São Jose compôs o quadro da Sagrada Família. Agradeço de coração pela oportunidade e pelo convite, foi um momento muito profundo e simples”, disse a religiosa.
(Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2)