Na manhã desta quinta-feira, 18 de fevereiro, 12 padres coordenadores da Ação Evangelizadora nas Arqui/Dioceses do Paraná reuniram-se pela plataforma Google Meet para uma reunião, na qual foi priorizada a partilha da caminhada pastoral em suas igrejas particulares. O encontro contou com a presença do presidente e do secretário do Regional Sul 2 da CNBB, Dom Geremias Steinmetz e Dom Amilton Manoel da Silva, e foi conduzida pelo secretário executivo, Padre Valdecir Badzinski.
A reunião iniciou com um momento de espiritualidade, conduzido pelo Padre Vagner Raitz, da diocese de Palmas-Francisco Beltrão, em seguida Dom Amilton saudou os participantes e Pe. Valdecir apresentou a pauta dos assuntos a serem abordados.
Dom Amilton, contextualizando a realidade preocupante vivida em todo o mundo, devido a pandemia, enfatizou a necessidade de encontros para que sejam partilhadas as preocupações, a caminhada pastoral, as esperanças e as alegrias. “A solução ainda não chegou e não podemos apressar este momento, pois isso pode trazer muitas tristezas e mortes. A Igreja está se reinventando e dando passos. A partilha ilumina a todos e encoraja os que estão com medos ou acomodados”, disse Dom Amilton.
Cada coordenador fez a partilha da realidade de sua diocese, trazendo os anseios, as preocupações e os passos que estão sendo dados neste “novo normal” imposto pela pandemia.
Entre as partilhas dos padres, foi destacada a importância da Pastoral da Comunicação nesse tempo de pandemia, no qual foi preciso se reestruturar, investir e, com isso, deu um salto de qualidade. Neste momento, porém, os padres têm observado o enfraquecimento das lives, dado que foram muitas, o povo tem participado menos.
Outro destaque das partilhas foi a Pastoral da Catequese, algumas dioceses estão se programando para retomar os encontros presenciais após a Páscoa, em outras, como na Arquidiocese de Curitiba, está sendo programando trabalhar a catequese no formato híbrido, ou seja, com encontros na igreja e outros em família.
A Pastoral Familiar, a dificuldade de trabalhar com os jovens, a preocupação com a Campanha da Fraternidade Ecumênica, a Pastoral do Migrante também foram temas abordados pelos padres.
Diante das preocupações e dificuldades expressadas, Dom Amilton afirmou: “Toda essa situação exige uma reflexão mais profunda, rever métodos, rever equipes, rever textos, rever várias questões, porém valores, a CNBB não negocia. Com essa certeza, podemos ter mais levezas e dar novos passos”.
Uma iniciativa que deu certo na Diocese de Palmas-Francisco Beltrão foi a formação Bíblica EAD, que iniciou em fevereiro, com quase 3 mil participantes. Na diocese de Foz do Iguaçu, Padre Fábio Welter contou que uma parceria da Diocese com a Receita Federal, obteve material apreendido ilegalmente, especialmente comida, fosse repassado à Cáritas diocesana para ser distribuído a famílias carentes.
Na diocese de Campo Mourão, está sendo trabalhado o Ano de São José, que é o padroeiro da diocese. “Serão produzidos panfletos, cartazes, orações sobre São José, ligado à Exortação Apostólica do Papa Francisco Amoris Laetitia, a fim de chegar às famílias neste tempo de pandemia”, afirmou Padre Gaspar Gonçalves da Silva. Na diocese de Umuarama, o destaque foi a abertura do processo de canonização do padre diocesano José Carlos Parra Pires. “Devido aos pedidos do povo e milagres realizados, abriu-se o processo. Ele era um santo padre, com dom do acolhimento e de bom testemunho”, disse Padre Carlos Antônio Gomes.
“Reunir-se com os coordenadores diocesanos da ação evangelizadora é sempre um enriquecimento para o conjunto no processo de evangelização na Igreja do Paraná. Cada um traz seus conhecimentos, suas experiências e as inovações na evangelização que inspiram e iluminam outros a fazerem também e a solucionarem impasses na evangelização de suas dioceses. A reunião foi importante para pensar, refletir e propor os rumos da Igreja do Paraná em tempo de pandemia”, avaliou o padre Valdecir.
No final do encontro, foram abordados assuntos de comunicação interna do Regional Sul 2, prevendo passos seguintes no processo de evangelização para as dioceses, especialmente, referentes ao Ano de São José. O padre Sebastião José Goulart fez a oração final e concedeu a bênção.
(Karina de Carvalho – Assessora de comunicação da CNBB Sul 2)