O 11º Mutirão de Comunicação (Muticom) aconteceu nos dias 18 a 21 de julho, no centro de eventos Dom Fernando, em Goiânia (GO) e contou com mais de 600 inscritos e a representação de 22 estados brasileiros. O Paraná teve a presença marcante de 53 pessoas, dentre elas Dom Mário Spaki, bispo de Paranavaí, que assumiu em maio como referencial para a Pastoral da Comunicação no estado e o seu antecessor na função, Dom Antônio Wagner da Silva, bispo de Guarapuava.
O evento teve como tema: Comunicação, democracia e responsabilidade social. Na fala de abertura do Muticom, no dia 18 de julho, Dom Washington Cruz, arcebispo de Goiânia, lembrou que “Mutirao” é um termo enraizado na cultura do Goiano. “Desde o início o povo usa Mutirão para resolver questões complexas e de interesse geral. Por isso aqui será, nestes dias, a Cidade da Comunhão, onde juntos vamos pensar a comunicação da Igreja”, disse o bispo. O presidente da comissão episcopal para a comunicação da CNBB, Dom Joaquim Mol Guimarães, agradeceu o grande empenho da Arquidiocese para a realização do evento e deixou um importante pedido para todos os agentes de comunicação da Igreja: “Há um movimento para diminuir a importância do Sínodo da Amazônia por isso peço que todos, todos vocês, em todas as mídias e de diversas formas abordem o tema e divulguem o Sínodo”.
O encerramento do encontro aconteceu com uma missa em ação de graças no Santuário do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO), cidade bem próxima à capital Goiânia. Na ocasião, Dom Joaquim Mol agradeceu a todos os participantes do evento e afirmou que ainda não poderia informar qual será a sede do próximo Muticom, mas que será feito em breve pelas redes sociais.
A Pascom do Regional Sul 2 da CNBB preparou um vídeo com os melhores momentos do 11º Muticom:
(Com informações do Portal da Diocese de Paranaguá)