Missionários iniciam o projeto “Saúde nas Tabancas”, na Guiné-Bissau

A Missão Católica São Paulo VI, na Guiné-Bissau, África, em parceria com o Hospital Regional de Quebo iniciou no dia 12 de abril o projeto “Saúde nas Tabancas”. As tabancas são comunidades distantes do centro, em lugares de difícil acesso e de muita precariedade. O diretor do Hospital, Dr. Albino Kabi, disponibilizou três enfermeiros e uma estagiária para acompanhar os missionários na visita a essas pessoas.

Missionários Pércio e Márcia com a equipe do hospital e voluntários

A inspiração para esse projeto partiu dos coordenadores da Missão, o casal Márcia e Pércio, quando partilharam com Dr. Albino, médico responsável pelo Hospital, o desejo de ir até as tabancas para atender as pessoas que precisam de atendimento de saúde e não tem condições de vir até o hospital. “Ao conversar com Dr. Albino, ele falou que se a Missão fosse junto até as tabancas, poderia disponibilizar uma equipe médica para fazer os atendimentos. E assim iniciamos o projeto”, conta o missionário Percio.

A primeira tabanca a ser visitada foi a de Poel, localizada a 18 km de Quebo, distancia que precisa cerca de uma hora de carro para ser percorrida. Numa manhã foram atendidas mais de 50 pessoas, entre crianças, jovens e adultos. Foi realizada a pesagem das crianças e atualizadas todas as vacinas. Dona Tereza Saca, moradora de Poel, olha com esperança esse projeto trazido pela Missão Católica e acredita que ajudará a diminuir o número de nascimentos que acontecem a caminho do hospital quando, muitas vezes a criança ou a mãe morrem no trajeto. Marciano Lopes Somacri, enfermeiro, destacou que será muito importante essa presença do hospital nas Tabancas, pois é muito difícil para o povo se deslocar até Quebo.

Nessa visita, os missionários também contaram com a presença do Nelson Bedinga, correspondente da Rádio Sol Manci e do Antão Monteiro, coordenador dos jovens na Comunidade São Paulo VI, que irá participar do projeto trabalhando com as crianças especiais.

Confira algumas fotos:

 

Confira também

Pastoral Operária realiza encontro de rearticulação

No dia 24 de março a Pastoral Operária do Paraná se reuniu na paróquia Bom …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.