IV Encontro com os vocacionados à Missão na África

Neste fim de semana, 16 e 17 de março, aconteceu em Ibiporã (PR), na casa de encontros do PIME (Pontifício Instituto das Missões Exteriores) o IV Encontro com os Vocacionados à Missão na África. Participaram 13 leigos, vindos de 10 Arqui/Dioceses do Paraná.

O encontro foi promovido pelo Regional sul 2 da CNBB, organizado e assessorado pelo coordenador do COMIRE, Odaril José da Rosa, e pelo secretário executivo, Padre Valdecir Badzinski. Os candidatos à Missão Católica São Paulo VI, na Guiné-Bissau, África, tiveram a oportunidade de conhecer a realidade missionária, com seus desafios e alegrias, o cotidiano dos missionários e da Igreja local, tirar dúvidas sobre questões práticas como passaporte, visto, tempo de permanência. Na manhã de domingo, Luana Saragiotto, médica que ficou três meses na Guiné-Bissau, partilhou sua experiência e falou sobre a questão da saúde no país.

O encontro encerrou-se com a celebração eucarística presidida por Dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina e Presidente eleito do Regional Sul da CNBB, e concelebrada pelos padres Valdecir Badzinski e Paulo de Coppi, do PIME. Na homilia, Dom Geremias manifestou sua alegria por ver um grupo de leigos reunidos ao redor da questão missionária e recordou que a Igreja do Paraná tem sido admirada por sua organização e consciência missionária.

A Missão Católica São Paulo VI, no país da Guiné-Bissau, África, é mantida pela Igreja do Paraná desde 2014. Desde lá, missionários têm sido enviados para viver no meio do povo guineense e atuar, prioritariamente, em três âmbitos: evangelização, saúde e educação. Atualmente, vivem lá o casal Pércio Pereira Vitória e Marcia do Rocio Pereira Vitória (Arquidiocese de Curitiba), Mariana Baião (Diocese de Jacarezinho), Gabriel Iurczaki (seminarista da Arquidiocese de Cascavel) e o Frei Bernardo Luz (Diocese de Umuarama). Quebo, cidade da Missão, já recebeu 10 visitantes (bispos e padres) brasileiros e 15 missionários enviados pelo Paraná. Atualmente temos 128 vocacionados inscritos e se preparando para a Missão São Paulo VI.

No vídeo a seguir, confira um pouco sobre o encontro:  

Confira mais fotos:

Confira também

Boletim de Rádio CNBB Regional Sul 2 – Sábado (06/04) – Domingo (07/04/2019)

As principais notícias da Igreja Católica no Estado do Paraná. – Na Diocese de Paranaguá …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.