Diocese de São José dos Pinhais acolheu o 9º Encontro de Coordenadores Arqui/Diocesanos da Pastoral da Comunicação

A Diocese de São José dos Pinhais (PR) sediou neste fim de semana, 23 e 24 de fevereiro, o 9º Encontro de Coordenadores Arqui/Diocesesanos da Pastoral da Comunicação (Pascom) do Regional Sul 2 da CNBB. O encontro aconteceu no Instituto Ciência e Fé, em Piraquara (PR), e reuniu representantes da Pascom de doze Arqui/Dioceses do Paraná.

O sábado (23) foi dedicado à formação, com o tema “Inteligência Espiritual” abordado pelo Frei Rogério Soares e Gleise Domingues. Frei Rogério falou sobre a importância da Pascom numa paróquia e como ela possibilita a comunhão entre todas as pastorais. Por isso, os membros da Pascom precisam buscar ser pessoas espiritualmente inteligentes. Já a psicóloga e coaching, Gleise, apresentou alguns elementos do que caracteriza uma inteligência espiritual e realizou algumas atividades práticas com o grupo. Ao final da tarde, aconteceu a celebração eucarística, presidida pelo bispo referencial para a Pastoral da Comunicação no Paraná, Dom Antônio Wagner da Silva, bispo de Guarapuava. E, após o jantar, o grupo se reuniu para assistir à apresentação de alguns Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) ligados a temas sobre a comunicação na Igreja.

Dom Antônio Wagner e Jorge Teles

No domingo, os temas abordados foram de ordem prática. Com o consentimento do bispo referencial, Dom Antônio Wagner, foi proposta a troca de coordenação regional da Pascom. Jorge Teles, da Diocese de Guarapuava, que foi o coordenador regional nos últimos quatro anos sugeriu Antônio Kayser, da Arquidiocese de Curitiba, como coordenador regional e a proposta foi acolhida por todo o grupo. Os presentes sugeriram que a coordenação fosse ampliada, tendo um representante por Província Eclesiástica. Então, a coordenação ficou assim composta:

Coordenador: Antônio Kayser (Arquidiocese de Curitiba)

Província de Curitiba: Silvana Spisila (Diocese de Ponta Grossa)

Província de Maringá: Diácono Gilberto Costa dos Santos (Arquidiocese de Umuarama)

Província de Londrina: Tiago Queiroz (Arquidiocese de Londrina)

Província de Cascavel: Pe. Valdecir Bressani (Diocese de Palmas e Francisco Beltrão)

Na frente, da esquerda: Pe. Valdecir, Tiago, Antônio Kayser e Diácono Gilberto. Atrás, Dom Antônio Wagner e Silvana.

Os coordenadores sugeriram também que a Pascom Regional tenha um padre como assessor. A proposta foi acolhida por Antônio Wagner que vai conversar com o bispo responsável pelo padre sugerido e também apresentar a presidência do regional.

O encontro encerrou-se com a celebração eucarística presidida por Dom Celso Antônio Marchiori, bispo da Diocese de São José dos Pinhais, que sediou o encontro. Após a comunhão, os coordenadores regionais da Pascom fizeram uma homenagem em agradecimento ao Jorge Teles, pelos anos de serviço prestado a frente da coordenação da Pascom Regional. Momento de gratidão e alegria.

rrem

Confira também

Dom João Justino é reeleito presidente da Comissão para Cultura e Educação da CNBB

O arcebispo de Montes Claros (MG), dom João Justino de Medeiros, foi reeleito nesta quinta-feira, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.