1ª Romaria das Juventudes do Paraná aconteceu em Paranaguá (PR)

Centenas de Jovens e suas famílias, de todo o estado e representando diversos movimentos juvenis da Igreja Católica, se reuniram no Santuário da Padroeira do Paraná

No domingo, 2, em Paranaguá, aconteceu a 1ª Romaria das Juventudes do Paraná. Centenas de jovens, leigos e religiosos estiveram no encontro. Alguns vieram no sábado e pernoitaram acolhidos pelas paróquias da Diocese de Paranaguá, outros foram chegando ao amanhecer lotando a praça da Fé e o Santuário.

 O bispo referencial para os movimentos Juvenis da CNBB Regional Sul 2, Dom Amilton Manoel da Silva, chegou com a Romaria da Arquidiocese de Curitiba e recebeu os Jovens, na escadaria da Gruta de Nossa Senhora do Rocio.

Os participantes, muitos com camisetas dos movimentos e de suas paróquias, puderam cantar, conversar, dançar, caminhar e rezar nas  atividades programadas pelos organizadores.  Carolina Silva, de Curitiba, veio com a maior das caravanas, a do Padre Osni, do Santuário de São Francisco.  “Estamos felizes e radiantes em participar deste encontro. Quando nos encontramos vemos Cristo de verdade” disse ela, “a gente faz novas amizades e reza, isso é tão importante porque hoje, o mundo está tão perdido, e ver jovens assim dá esperança”, afirmou Carolina.

Após uma caminhada temática no entorno da Praça da Fé, houve a missa especial da Romaria e vários sacerdotes, que acompanhavam os jovens das suas comunidades, celebraram com Dom Amilton. O evento foi “linkado” com outros da Igreja Católica: o sínodo (reunião dos Bispos do mundo inteiro) acontecido em outubro, que terá seu documento oficial publicado nos próximos dias, e a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em janeiro de 2019, no Panamá. Dom Amilton pediu que todos procurem, leiam e meditem sobre o documento sinodal assim que for lançado e acompanhem a Jornada Mundial da Juventude.

O bispo “da juventude”, disse que a 1ª Romaria surpreendeu tanto pela acolhida e atendimento das equipes do Santuário, quanto pela boa participação de várias expressões juvenis. Ele anunciou a que a 2ª Romaria já está assumida para o próximo ano. “O coração da Igreja, conforme nos diz o papa Francisco é um coração jovem, que sonha, que se doa, que é cheio de alegria e entusiasmo. Os jovens devem cultivar isso e espalhar no coração de todos, seu entusiasmo, sua fé, sua garra, sua força e sua coragem”, afirmou Dom Amilton.

(Pascom do Santuário Nossa Senhora do Rocio, de Parnaguá-PR)

Confira também

Dom João Justino de Medeiros Silva é o novo arcebispo de Montes Claros (MG)

O papa Francisco aceitou na manhã desta quarta-feira, 21 de novembro, o pedido de renúncia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.