SANTUÁRIO DA MÃE RAINHA E ROTA DO ROSÁRIO CELEBRAM 10 ANOS

SANTUÁRIO DA MÃE RAINHA E ROTA DO ROSÁRIO CELEBRAM 10 ANOS

No domingo, 21 de outubro, aconteceu uma celebração para comemorar os 10 anos da inauguração do Santuário da Mãe e Rainha Vencedora Três Vezes Admirável, em Jacarezinho (PR) e do lançamento da Rota do Rosário. A missa foi presidida pelo bispo diocesano de Jacarezinho, Dom Antônio Braz Benevente, e concelebrada por reitores de Santuários. A Rota do Rosário é um projeto de evangelização, composto por diversos santuários e atrativos religiosos, que visa fomentar o turismo religioso e  outros serviços que promovem o desenvolvimento.

Solenidade marca o Ano Estadual do Turismo  Religioso

A Paraná Turismo em parceira com a Fecomércio, a CNBB, a Pastoral do Turismo, Assintec e representantes do poder público e de empresários que atuam no segmento, criou uma Comissão para desenvolver as ações alusivas, sob coordenação do empresário Pedro Kempe da Agencia Operadora Domus Viagens. Uma destas atividades foi a organização do I Fórum de Turismo Religioso, nos dias 18 e 19 de outubro, em Curitiba, com a parceria do Sebrae-PR, Abav-PR, Curitiba Convention e Visitors Bureau, entre outras entidades. O estabelecimento de 2018 como o Ano Estadual do Turismo Religioso se deu em função do Paraná ser privilegiado por uma série de lugares sagrados, como igrejas, templos e espaços de várias expressões de fé, os quais têm despertado o interesse de turistas, romeiros e peregrinos, até mesmo por estudiosos que visam compreender esse fenômeno espiritual. Segundo Pedro Kempe, Diretor da Domus Viagens, o Ano do Turismo Religioso fará com que “os envolvidos no trabalho se debrucem sobre temas diversos, a exemplo da capacitação de guias e profissionais de agências de viagens, da criação de um calendário do turismo religioso e da realização de fóruns técnicos para agregar ao debate outros interessados nesse segmento da atividade turística”.

Rota do Rosário presente em evento pioneiro do Paraná

Por essa razão, a Rota do Rosário – Turismo Religioso, marcou presença no I Fórum Paranaense de Turismo Religioso por meio das apresentações do Projeto  Geral e resumo dos dez anos, feita pelo coordenador, Pe. Celso Miqueli, e a apresentação de Carlos Ornellas, do Conselho de Turismo de Jaguariaíva, enfocando sugestões de roteiros a serem elaborados dentro da Rota, contemplando todos os santuários presentes na Diocese de Jacarezinho, região turística no Norte Pioneiro e ainda o Santuário de Nossa Senhora das Brotas, em Piraí do Sul, Diocese de Ponta Grossa, região turística Campos Gerais.

A Rota do Rosário é a ponta da agulha

Para o Professor Manoel Jacó Gimennes, presidente da Paraná Turismo, que participou da solenidade dos 10 Anos da Rota do Rosário, “a Rota do Rosário é como que a ponta da agulha. Vocês estão rasgando o tecido grosso, abrindo o caminho. Depois, outros virão, como a linha que segue a agulha” enfatizou.

Bispo comunica lançamento da Pastur – Pastoral do Turismo

Dom Antônio Braz Benevente (Bispo diocesano de Jacarezinho)

Em sua mensagem para a Rota do Rosário, no dia da celebração de seus 10 anos, Dom Antonio Braz Benevente, destacou que em 2019 todos os santuários terão o apoio da Pastur, algo ainda novo, porém, de grande importância para o desenvolvimento integrado. “Os Santuários e também nossas igrejas são lugares de encontro com Deus. E isso se dá pelo encontro com os irmãos. A Pastur há de ser esta maneira concreta de se ver a Deus bem de pertinho. Cada membro deverá ser uma revelação de Deus que se dá pelo acolhimento, testemunho de fé e doação, na alegria do evangelho e na fé de seu padroeiro. Tudo e todos devem falar de Deus, revelar sua beleza viva e atuante na liturgia, no artesanato, na fé irradiante e por meio de sua ação caritativa, vivendo a missionariedade e a alegria de ser cristão”, ressaltou o bispo.

Joaquim Távora sediará o curso da Pastur

Dia 10 (dez) de fevereiro de 2019 acontecerá, a partir das 8h00, no município de Joaquim Távora (PR), o Curso da Pastur – Pastoral do Turismo Religioso, promovido pela CNBB Sul 2.  Joaquim Távora foi escolhida por ser o centro da Diocese de Jacarezinho e porque vem trabalhando pela edificação do futuro  Santuário Santíssimo Nome de Jesus.

Saiba mais sobre nossos trabalhos, acompanhando as redes sociais:

Site: www.rotadorosario.org 

Fan Page: Rota do Rosario Turismo Religioso

Instagran: @rotadorosariopastur

Texto: Pe. Celso Miqueli / Fotos: Clayton Corrêa

Confira também

A Pastoral Juvenil tem novo assessor regional

Durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB, que aconteceu em Aparecida (SP) entre os dias …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.