10º Encontro Interprovincial de Seminaristas

Na sexta-feira (07/09), Dia da Independência do Brasil, na cidade de Londrina (PR), aconteceu o X Encontro Interprovincial de Seminaristas. Em sua décima edição, o evento reuniu mais 250 seminaristas, padres formadores, orientadores espirituais e Arce/Bispos das províncias eclesiásticas de Londrina e Maringá. Ambas as províncias reúnem membros das Arquidioceses de Londrina e Maringá e das Dioceses de Cornélio Procópio, Jacarezinho, Apucarana, Umuarama, Campo Mourão e Paranavaí.

O tema desse X Encontro Interprovincial foi “Cada comunidade, uma nova vocação”, e com o lema “Vinde após mim e eu vos farei pescadores de homens” (Mt 4,19). O evento aconteceu na Chácara Graciosa, na região sul de Londrina (PR), teve início às 8h com recepção e café da manhã. Às 9h15mim o Arcebispo Metropolitano de Londrina, Dom Geremias Steinmetz presidiu celebração eucarística. Concelebraram o Arcebispo Metropolitano de Maringá, Dom Anuar Batistti, e os Bispos Diocesanos, Dom Manoel João Francisco (Diocese de Cornélio Procópio) e Dom Frei João Mamede Filho, OFMConv (Diocese de Umuarama) e padres formadores. Em sua homilia, Dom Geremias ressaltou a urgência de cada seminarista se conformar a Cristo Jesus para poder ter um ministério sacerdotal autêntico e evangélico. Também salientou que todo seminarista deve ser anunciador da comunhão de toda Igreja. Pois, sem essa categoria o anúncio é vazio e inautêntico.

Após a celebração eucarística, os seminaristas participaram de uma palestra formativa com o Psicólogo Psicanalista Wellington Heleno da Silva, com o tema: “A formação humana frente aos desafios do sacerdote na sociedade atual: o desafio do SER numa cultura do TER”. O Psic. Wellington é formado em Psicologia, com especialização em psicanálise. Atualmente trabalha com atendimento especializado a padres, religiosos, seminaristas e leigos, bem como também é assessor de palestras em diversas (arqui) dioceses do país.

Por fim, aconteceu um almoço festivo com todos os presentes, com o sorteio de brindes, seguido por um “Show de Prêmios”, momento desportivo e café da tarde de despedida. A grande intenção do evento há dez anos é promover entre os seminaristas, os futuros presbíteros das Arqui/Dioceses e padres formadores um espírito de comunhão e fraternidade, para que no futuro possam no exercício de seu ministério sacerdotal sentir e viver a Igreja como uma realidade mais missionária. A XI edição do Encontro Interprovincial de Seminaristas ainda não está confirmada, mas pela sucessão histórica, provavelmente será realizada na Diocese de Apucarana (PR).

Maria, Mãe das Vocações: Rogai por nós!

( Por: Seminarista Caio Matheus Caldeira da Silva – Seminário Maior Teológico “Beato Paulo VI” – Arquidiocese de Londrina)

Confira algumas fotos:

Mais fotos clique aqui.

Confira também

Acolhida dos missionários paranaenses ao retornarem da Missão na África

Após quatro anos dedicados à Missão Católica São Paulo VI, no país da Guiné-Bissau, África, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.