
A Pastoral do Turismo Religioso do Paraná realiza anualmente dois encontros com os reitores e setor administrativo dos Santuários para partilha, celebração e encaminhamento das atividades promovidas. O primeiro deste ano aconteceu em Bandeirantes, no Santuário de São Miguel Arcanjo, nos dias 06 e 07 de março.
O encontro teve assessoria do Arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, na noite de terça-feira, 06, que trabalhou o tema: “A iniciação cristã a partir dos Santuários”, destacando que os Santuários são lugares de muitas passagens. São pessoas que chegam em busca de uma água pura e verdadeira. E o Santuário é como o poço de Jacó, que favorece aos sedentos um encontro profundo com Aquele que pode saciar a sede e lavar as feridas da alma. É o lugar privilegiado de reencontro e reconciliação com Deus. O sedento que beber desta água que jorra a partir dos santuários, torna-se uma fonte transbordante. É Deus a curar, transformar e libertar seus filhos por meio dos sacramentos e das bênçãos.

Santuário fonte de vocações por excelência
Na manhã de quarta-feira, 07, Pe. Mário Spaki, Secretário Executivo do Regional Sul 2 da CNBB, partilhou sobre a Ação Evangelizadora: Cada comunidade uma nova vocação. “É comum o fiel e peregrino se perguntar diante de Deus: o que queres de mim? Quais são os seus planos a meu respeito Senhor? Atentos a este grito existencial de cada homem e mulher, para que todos ouçam o seu chamado. Nenhuma comunidade sem uma vocação para a vida da Igreja, o compromisso é rezar uma dezena diariamente pelas vocações”, afirmou o sacerdote.
Lançamento do Ano Paranaense do Turismo Religioso
O presidente da Paraná Turismo, Prof. Jacó Gimennes, ressaltou a importância do trabalho das lideranças voltadas para um objetivo em comum. Por esta razão, após várias reuniões ocorridas nos anos anteriores, apresentou a data em que será lançado 2018 como o Ano Paranaense do Turismo Religioso, com as várias matrizes religiosas. A Rota do Rosário fará parte deste evento que acontecerá na abertura da ABAV – Salão Paranaense do Turismo, no dia 26 de abril, no Centro de Convenções da Faculdade Positivo, em Curitiba. Ademais, o Prof. Jacó compartilhou a boa notícia sobre o pedido de sinalização regional do Norte Pioneiro feito pela Paraná Turismo, Paraná Projetos e a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social ao Governo do Estado, quando o Detran deverá executar a obra de sinalização turística em 15 municípios envolvendo as três rotas: Rota do Rosário, Projeto Angra Doce e Rota do Café.
Os santuários, por meio do turismo religioso, contribuem para a evangelização e o desenvolvimento local, gerando novos serviços e oportunidades. Não se faz turismo isoladamente, sobretudo o religioso quando exige comunhão, compromisso e responsabilidade com a causa que é tão nobre. O bispo de Jacarezinho, Dom Antonio Braz Benevente, também participou do encontro na manhã de quarta-feira, 07.