Nos dias 26 a 28 de maio aconteceu em Curitiba (PR) o 1º Encontro de Incidência Política com os conselhos de direito e as pastorais sociais do Regional Sul 2 da CNBB, ocupam acentos em Conselhos de Direitos. O encontro teve representatividade de todo o Estado do Paraná, com 56 participantes e foi assessorado por Adriano Martins e Sandra do Centro de Assessoria e Apoio a Iniciativas Sociais (CAIS).
O Seminário faz parte do Plano de Ação da Comissão Nacional das Pastorais Sociais e a Pastorais Sociais do Regional Sul 2, para responder às demandas das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019: Incentive-se, para tanto, a participação, ativa e consciente, nos conselhos de direito e o empenho generoso na busca de políticas publicas que ofereçam as condições necessárias ao bem-estar de pessoas, famílias e povos. (CNBB-DGAE, 124).
Com o objetivo de Aprimorar a práxis da incidência política que os/as agentes das Pastorais Sociais, Organismos e Setor da Mobilidade Humana já realizam, aprofundando conceitos, questionando as práticas, articulando novas atuações e planejando os repasses do que for aprendido, fermentando, assim, valores do Reino de Deus no coração da sociedade na perspectiva de Igreja em saída.
O seminário foi assessorado pela Sandra e Adriano, da equipe do CAIS (Centro de Assessoria e Apoio a Iniciativas Sociais) que com uma metodologia participativa, em formato de oficinas, muito nos ajudou sobre os processos de uma ação de incidência política em prol da efetivação de políticas publicas.
Percebeu-se nesse durante todo o seminário a importância da ação de incidência coordenada, organizada, avaliada. Destacou a necessidade de mais formação e acompanhamento das pessoas que ocupam acentos nos conselhos de direitos de políticas publicas.
O evento teve representação de 12 dioceses do Paraná. Além dos assessores do CAIS, esteve presente o Assessor Nacional das Pastorais Sociais, Frei Olavo Dotto; o Pe Mario Spaki, Secretário Executivo da CNBB Regional Sul 2; e nos visitou também o Dom José Mario, bispo Auxiliar da Arquidiocese de Curitiba.
Os participantes saíram motivados, com o propósito de reproduzir a formação nas bases, e realizar ouros seminários com o mesmo caráter no ano seguinte.
Adriano sintetizou o conteúdo trabalhado:
O coordenador regional das Pastorais Sociais, Jardel Neves Lopes falou sobre a importância desse momento:]
Para Claudimar Barbosa, Presidente do Conselho Municipal de Política sobre Drogas de Ponta Grossa (PR), o encontro apontou caminhos para a implantação da Pastoral da Sobriedade na Diocese:
Bernadete Fátima Fernandes representa a Mitra Diocesana de Umuarama (PR) no Conselho Municipal de Saúde e afirma que o encontro trouxe orientações sobre a posição da igreja:
Acesse aqui a carta produzida no encontro: Carta Seminário Incidência Política