Dentre tantos projetos desenvolvido pela Pastoral da Criança na Diocese de Guarapuava, o projeto Brinquedos e Brincadeira na Comunidade, se destaca como ponto de partida a direcionar e preparar pessoas para que trabalhem conjuntamente na concepção, desenvolvimento e manufatura de brinquedos que serão destinados a crianças das comunidades.
Na tarde desta terça-feira, 18, 21 pessoas das Paróquias de Guarapuava e também de Palmeirinha, Inácio Martins e Reserva do Iguaçu, estas do Decanato de Pinhão, participaram de um encontro sobre manufatura de brinquedos a partir de materiais recicláveis.
A criatividade foi aguçada e, ao final do dia, a transformação do que poderia ser lixo em brinquedos perfeitos foi o resultado obtido.
Para Lígia, Mara Vieira Zablocki, uma das responsáveis pela capacitação dos participantes, os encontros são oportunidades ímpares para a união das pessoas da comunidade e das famílias em prol de algo essencial na vida de todos que são as brincadeiras. No dia de hoje, segundo contou, as pessoas aprenderam a confeccionar brinquedos usando diversos materiais recicláveis como embalagens plásticas, pacotes e tecidos.
A partir das dicas e de hoje, de acordo com Lígia, as pessoas farão com que o projeto se dissemine em suas comunidades, com a adesão outras pessoas. “Aqui, trabalhamos com dicas e técnicas para a confecção de brinquedos. Nas comunidades, as pessoas têm a oportunidade de repassar o que aprenderam com a possibilidade de aguçar ainda mais a criatividade de todos. É uma corrente de criatividade”, disse.
Nas Paróquias, uma vez por mês acontece o Dia da Celebração da Vida. Neste dia, as crianças que são acompanhadas pela Pastoral da Criança comparecem aos salões paroquiais acompanhadas pelas mães. Lá elas são pesadas e há o momento de confraternização. Durante este evento, briquedistas e brincadores, que são as pessoas capacitadas pelo projeto, convidam as crianças que, num dia de recreação aproveitam ao máximo o direito sagrado que lhes é garantido por lei, brincar.
O direito de toda criança brincar é garantido por lei e está na Constituição Brasileira. Há muito que foi comprovado que as habilidades de um ser humano dependem de seu desenvolvimento na infância, de como as atividades consideradas lúdicas influenciaram em todo o processo de aprendizado e desenvolvimento.
SERVIÇO
Na próxima terça-feira, dia 25, a equipe da Pastoral da Criança irá até o município de Pitanga, na Paróquia de Pitanguinha. Lá, pessoas da região participarão do curso que as habilitará na confecção de brinquedos. Trinta pessoas já se inscreveram para o projeto.
Diopuava