Em 29 de novembro os Consagrados e Consagrados da Arquidiocese de Curitiba se reuniram em vigília para aguardar a chegada do primeiro domingo do Advento e com ele, a proclamação do Ano da Vida Consagrada.
A partir do texto bíblico da transfiguração de Jesus realizou-se um momento orante, em meio a luzes de velas que circundavam a Bíblia, lembrando que a Vida Consagrada implica num «subir ao monte» para estar com Jesus e num «descer do monte» para servir à humanidade.

Além da presença de dom José Mário S. Angonese, Bispo Auxiliar de Curitiba, do Pe. Mário Spaki, Secretário da CNBB Regional Sul 2, leigos e leigas que partilham da vida e missão dos/das consagrados/as, esteve presente a Ir. Nechana da Irmandade Evangélica de Maria. Ela deu seu testemunho e fez uma breve reflexão sobre a força da reconciliação na vida consagrada cuja, missão é preparar a “Noiva (Igreja) para as Bodas do Cordeiro”.

Como viver o Ano da Vida Consagrada? Será que alguém dos presentes chegou a imaginar que a resposta seria: “Ser comunidade viva, onde cada membro vive o outro”. Esse foi o tema do Pe. Mário Spaki, baseando-se no Ícone da Trindade de Andrei Rublev.
“Não é a mesma coisa”- este foi o lema da cantata apresentada pela comunidade do noviciado salesiano. A apresentação foi inspirada no n° 266 da Evangelii Gaudium. De forma séria e ao mesmo tempo alegre, eles trouxeram as principais linhas do Magistério do Papa Francisco expressas em sua Exortação Apostólica aplicando-as à vida consagrada.

Por Cristo, com Cristo e em Cristo…”. Era exatamente meia noite, início do primeiro Domingo do Advento, dia da Abertura do Ano da Vida Consagrada, quando Dom José Mário S. Angonese entoou a doxologia da Solene Eucaristia, que estava presidindo. “Oxalá, que assim seja! Que o Primado de Deus seja vivido na vida consagrada por Cristo, com Cristo e em Cristo. Que não deixemos a flor da graça da vocação que de Deus recebemos morrer por falta de cuidado por estarmos excessivamente ocupados/as com nosso “eu” ou com as nossas próprias coisas”, afirmou o bispo