A Romaria da Legião de Maria enviou representantes de diversas regiões do Brasil ao Santuário Nacional. Ao longo do final de semana, a romaria cumpriu uma extensa programação que se encerrou com a reza do terço e Santa Missa na manhã de 02 de junho.
A Romaria da Legião de Maria é realizada anualmente desde 1956, de acordo com Wanderley Aparecido Turine, presidente da Legião nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.“Este ano, nesta romaria, vivemos uma profissão de fé através dos exemplos de Maria. É a fé manifestada com um valor incalculável. É uma palavra de ânimo. Acolhemos cada ser humano para dizer que vale a pena fazer parte da Legião de Maria, ter uma vocação para que a gente testemunhe o que Jesus quer da gente”, disse Wanderley.
Dom Edson de Castro Homem, bispo animador da Legião de Maria, afirmou que este é um “momento festivo para honrar Maria e renovar o compromisso de apostolado em prol do reino de Deus, para aumentar o número de pessoas que aderem ao Evangelho”.Durante a reunião realizada ao longo do final de semana, os legionários discutiram sobre temas selecionados um ano atrás, entre eles a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013: “Devido à JMJ, discutimos sobre como trazer mais jovens para a Legião, renovando-a”.
Além disso, o grupo debateu sobre a organização do 1º Encontro Internacional da Juventude Legionária, que acontecerá no Rio de Janeiro (RJ) logo após a JMJ. “A jornada termina no domingo e nós já nos reunimos na segunda-feira (29 de julho), com expectativa de acolhermos até quinhentos jovens”.
Para este primeiro encontro internacional são esperados legionários da Argentina, Venezuela e Paraguay, que se reunirão na Catedral de São Sebastião.