sexta-feira, 29 março 2024

Testemunho – Santa Teresa de Calcutá

santa-teresaMadre Teresa faleceu dia 5 de setembro de 1997 e no decorrer do Ano Santo da Misericórdia foi declarada santa.

Agnes Bojaxhiu nasceu no dia 26 de agosto de 1910, na Albânia. Foi educada numa escola pública da atual Croácia. Em 1928 entrou no convento das Irmãs de Nossa Senhora de Loreto, na Irlanda. O seu sonho era a Índia, onde faria um trabalho missionário com os pobres, com os últimos. Em 24 de maio de 1931, fez votos de pobreza, castidade e obediência, recebendo o nome de Teresa.

Da Irlanda, partiu para a Índia. Foi enviada para Darjeeling, local onde as Irmãs de Loreto possuíam um colégio. De lá, a Irmã Teresa foi para Calcutá onde se tornou professora no Colégio Santa Maria.

Em 1946, durante uma viagem de trem, ouviu um chamado interior que a fez abandonar a congregação e se dedicar aos pobres. Deixando a congregação de Nossa Senhora de Loreto, a Irmã Teresa continuou religiosa sob a obediência do arcebispo de Calcutá. Para a nova missão, Teresa se preparou fazendo um curso de enfermagem.

Em 21 de dezembro de 1948, reuniu um grupo de cinco crianças num bairro pobre e começou a dar aulas. Dez dias depois, já eram cerca de cinquenta crianças. Ela usava um véu branco com azul e uma pequena cruz. Percorria de abrigo em abrigo levando mais que donativos, palavras amigas e mãos caridosas para qualquer trabalho.

Surgiram vocações. As irmãs foram chamadas de Missionárias da Caridade. Elas vão às ruas à procura dos pobres e doentes, para dar a eles remédios, banho ou alimento e fazendo com que se sintam dignos e amados.

A Congregação se espalhou pela Índia e por várias partes do mundo. Em 1979, Madre Teresa recebeu o Prêmio Nobel da Paz e vários outros prêmios. Foi amiga do Papa João Paulo II. Em outubro de 2003 foi beatificada pelo Papa João Paulo II e, agora, declarada santa pelo Papa Francisco, aos 4 de setembro de 2016.