quinta-feira, 28 março 2024

Testemunho – Festas da Igreja sem bebidas alcoólicas

Em março deste ano, os bispos da Igreja Católica do Paraná assinaram um documento referente ao consumo de bebidas alcoólicas em festas de igreja. O texto solicita que se faça “uma caminhada de conscientização das comunidades, a fim de que sejam evitadas as bebidas alcoólicas nas festas abertas, almoços, jantares e em eventos promovidos pela igreja”. Em Maringá, a recomendação também faz parte do Plano de Ação Evangelizadora, como uma das metas pastorais estabelecidas pela arquidiocese local.

Com o objetivo de motivar as comunidades para uma ampla reflexão sobre o tema, padres da Arquidiocese de Maringá relataram experiências positivas em um vídeo disponibilizado na internet.

O padre José Moreira Silveira, hoje pároco na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no município de Nova Esperança (a 42 quilômetros de Maringá), foi um dos pioneiros a implantar a proibição da venda de bebidas alcoólicas nas festas das comunidades. A iniciativa foi tomada pelos leigos, quando o padre era o titular da Paróquia Santo Antônio de Pádua em Maringá.

“Nosso objetivo é fazer com que as famílias tenham qualidade de vida. Isso só tem beneficiado as decisões pastorais e econômicas das nossas paróquias”, relata Padre José. “Não faz sentido a Igreja vender bebida alcoólica para arrecadar dinheiro e depois ter que fazer promoções para manter as comunidades terapêuticas, e cuidar dos dependentes químicos”.

Fonte: O Diário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.