segunda-feira, 18 março 2024

Pastoral Universitária

COORDENAÇÃO

Bispo referencial
Dom Amilton Manoel da Silva
Bispo de Guarapuava

 


APRESENTAÇÃO

Pastoral universitáriaJustificativa

“A Universidade pretende ser lugar privilegiado, mas não exclusivo, para criar e divulgar o saber sistematizado em escala universal, no qual as várias ciências e artes (técnicas) se integram harmoniosamente, por meio da interdisciplinaridade. A visão da cultura, do mundo, da história e da vida que nasce e é difundida na Universidade deve ser, por definição, ampla, universal, mas deve também encarnar-se na situação própria de cada lugar e país. Suas tarefas fundamentais são a pesquisa, o ensino e a extensão.” (Estudos da CNBB 56, no. 121).

Devido o fato que o Ensino Superior ocupa um papel de suma importância na sociedade moderna é fundamental que a Igreja esteja presente, em dialogo, quando está sendo confeccionado novos conhecimentos e novas técnicas destinados a beneficiar, ou não, a sociedade.

Com uma postura critica e ética a Igreja deve procurar junto com este mundo de saber as respostas aos grandes desafios do nosso tempo, com uma atenção especial nas áreas da dignidade do ser humano, a renovação da vida comunitária e a construção de uma sociedade verdadeiramente solidária.

O mundo universitário forma os líderes de hoje e amanhã, então, a Igreja precisa de acompanhar jovens cristãos e seus educadores nesta fase de vida para que num espírito de serviço, dialogo, anúncio e testemunho de comunhão eles possam se preparar bem para exercer liderança no futuro como membros plenos da comunidade, evangelizadores da Boa Nova de Jesus Cristo, e construtores de uma sociedade justa e solidária.

Objetivo

Evangelizar proclamando a Boa Nova de Jesus Cristo à comunidade Universitária em geral, promovendo um dialogo entre fé, cultura e ciência, para formar cristãos capacitados e competentes capazes de responder aos desafios deste tempo, e, de colocar o saber ao serviço da transformação deste mundo e a construção de uma sociedade justa e solidária a caminho do REINO definitivo.

Diretrizes

  • Oferecer cursos de Pastoral Universitária para iniciantes a se realizarem por províncias eclesiásticas.
  • Reunir militantes em cada Diocese do Paraná e respectivas Instituições de Ensino Superior, para que, em pequenos grupos possam partilhar suas vidas, aprofundar sua fé, discutir os problemas da IES onde estudam, através da Revisão de Vida e Revisão da Prática, utilizando o método Ver-Julgar-Agir, rever e celebrar.
  • Transformar a Universidade e a ciência, de ambiente aparentemente neutro, em ambiente ético e em instrumento de serviço para toda a comunidade humana, com especial consideração pelos mais necessitados e marginalizados.
  • Assumir a evangélica opção preferencial pelos pobres nos diversos ambientes de atuação da universidade (Movimento Estudantil, Representação Discente na estrutura Universitária, projetos de pesquisa, de extensão e ensino) e, também, fora dela no movimento popular, sindicatos, e Partidos, respeitando a diversidade de dons e colocando o saber a serviço da solidariedade.
  • Vivenciar a espiritualidade própria da Pastoral Universitária à luz da pessoa de Jesus e o anuncio da Boa Nova, através do dialogo, da fraternidade, e da solidariedade.
  • Atuar organicamente através da Pastoral de Conjunto e Comunhão Eclesial, tendo contatos com a coordenação Regional da Pastoral da Juventude, Pastoral da Educação, Pastoral da Cultura e outras afins, tendo presente o sentimento de unidade na diversidade, inseridos na Igreja local, unidos a seu Pastor, em espírito de comunhão e participação, colaborando na construção do Reino de Deus.

Atividades Permanentes

  • Encontro anual Regional da Pastoral Universitária.
  • Representação nos Cursos e Assembleias Diocesanas, Provinciais, Regionais e Nacionais.
  • Visitas a grupos de Pastoral Universitária nas Dioceses.
  • Oferecer cursos de formação nas Províncias e Dioceses.

Notícias