Pastoral do Dízimo

APRESENTAÇÃO

APRESENTAÇÃO

Logo Dízimo OficialRecentemente com a publicação do Documento 106: O Dízimo na Comunidade de Fé – Orientações e Propostas, a CNBB deu um passo importante para a pastoral de conjunto e consequente desenvolvimento da ação evangelizadora da Igreja no Brasil.

Agora algumas perguntas são mais facilmente respondidas:

O que é o dízimo?

Os bispos do Brasil, fundamentados na rica tradição bíblica e eclesial, definem o dízimo como contribuição sistemática e periódicas dos fiéis, por meio do qual cada comunidade assume corresponsavelmente sua sustentação e a da Igreja.

Quais as dimensões do Dízimo?

São estas as dimensões do dizimo: religiosa, eclesial, missionária e caritativa.

1ª. Religiosa: Tem a ver com a relação do cristão com Deus. Contribuindo com parte de seus bens, o fiel cultiva e aprofunda a sua relação com Aquele de quem provém tudo o que ele é e tudo o que ele tem, expressando, na gratidão, sua fé e sua conversão. Essa dimensão, tratando da relação com Deus, insere o dízimo no âmbito da espiritualidade cristã.

2ª. Eclesial: Decorrente da dimensão anterior, o fiel vivencia sua consciência de ser membro da Igreja, pela qual é corresponsável, para que a comunidade disponha do necessário para a realização do culto divino e para o desenvolvimento de sua missão. Contribuindo com o dízimo, cada fiel toma parte no empenho de todos e se abre para a necessidade de toda a Igreja.

3ª. Missionária: O fiel, corresponsável por sua comunidade, toma consciência de que há muitas comunidades que não conseguem prover suas necessidades com os próprios recursos e que precisam da colaboração de outras. O dízimo permite a partilha de recursos entre as paróquias de uma mesma Igreja particular (Diocese ou Prelazia) e entre as Igrejas particulares, manifestando a comunhão que há entre elas.

4ª. Caritativa: Os cristãos, animados por seus Pastores “são chamados, em todo lugar e circunstância, a ouvir o clamor dos pobres”. Quando a comunidade contribui sistematicamente para os projetos de promoção humana ou de socorro a necessidades especificas, contribui também para a humanização das estruturas sociais e para seu progresso. O dízimo fornece condições para essa “organização articulada”.

Quais as finalidades do Dízimo?

Organizar o culto divino, prover o sustento do clero e dos demais ministros, praticar obras de apostolado e de caridade, principalmente em favor dos pobres.

O que é a Pastoral do Dízimo?

A Pastoral do Dízimo é a ação eclesial que tem por finalidade motivar, planejar, organizar e executar iniciativas para a implantação e o funcionamento do dízimo, e acompanhar os membros da comunidade no que diz respeito a sua colaboração, em sintonia com a pastoral de conjunto na Igreja particular.

COORDENAÇÃO

COORDENAÇÃO

Como está organizada a Pastoral do Dízimo em nosso Regional?

O Dízimo no Paraná está organizado com coordenações por Província Eclesiástica e com uma coordenação Regional.  Assim sendo:

+ Província de Curitiba:
Pe. Anderson Bonin.
(41) 9985-5640
padrebonin@hotmail.com

+ Província de Londrina:
Pe. Sidney Drozino.
(44) 99487561
sdno@uol.com.br

+ Província de Cascavel:
Pe. Leonin Nandi.
(45) 9853-9856
lleoninnandi@gmail.com

+ Província de Maringá:
Pe. Marcelo Ap. Santiago.
(44) 9703-0603
saintbuber@gmail.com

Bispos do Paraná escrevem carta aos católicos

Por ocasião da 37ª Assembleia do Povo de Deus, acontecida de 23 a 25 de setembro, os bispos do Paraná enviaram carta aos católicos paranaenses sobre o dízimo. A ideia da carta surgiu a partir do primeiro Congresso sobre o dízimo acontecido em maio de 2016, em Guarapuava. Na ocasião, foi feito memória que há …

Leia Mais »

Guarapuava acolheu o Primeiro Congresso Regional do Dízimo da CNBB

“O encontro foi muito melhor do que eu esperava. Considero os trabalhos excelentes, enriquecedores. Uma grande experiência de conversão que tivemos com as palestras e que vamos levar para nossas Dioceses e Comunidades e disseminar nas Comunidades”. Estas foram as palavras de Dom Celso Antônio Marchiori Bispo Diocesano de Apucarana e Referencial para a Pastoral …

Leia Mais »