Pastoral da Sobriedade

APRESENTAÇÃO

APRESENTAÇÃO

Pastoral da SobriedadeJustificativa

Sem deixar de considerar as estatísticas que alardeiam: “25% da população brasileira está, direta ou indiretamente, ligada ao fenômeno das drogas”. A situação se agrava quando constatamos que cada vez mais cedo os nossos adolescentes entram em contato com as drogas. Como deparar a saída quando temos presente que cada dependente carrega consigo, em média, mais quatro outras pessoas, chamadas de co-dependentes, membros da família e amigos.

Em 1998, a criação da Pastoral da Sobriedade é aprovada por unanimidade na 36ª Assembleia Geral da CNBB. É uma atuação especial da Igreja em resposta ao problema social do alcoolismo e do uso de drogas. É uma atividade dirigida, que exerce apostolado junto aos diversos grupos da comunidade de maneira sistematizada, em comunhão com as outras pastorais e movimentos, trabalhando de forma organizada e metódica para levar sua mensagem de vida.

A Pastoral da Sobriedade é a ação da Igreja na Prevenção e na Recuperação da Dependência Química.

A Pastoral da Sobriedade tem por objetivo atuar em cinco dimensões: a Prevenção ao uso de drogas, a Intervenção, a Recuperação, a Reinserção Familiar e Social e Atuação Política, articulação e diálogo permanentemente em todas as frentes.

Diretrizes

Num trabalho conjunto que envolve o dependente, a família, a Igreja e a sociedade, a Pastoral da Sobriedade busca implementar ações de serviço que promovam a vida, em comunhão com os irmãos, acolhendo a todos, através do diálogo, com o amor prodigalizado do Pai, anunciando a ação de Deus, que abre literalmente as portas da prisão (At 5, 19), e devolve a liberdade; que abre o nosso coração, transformando-o de pedra em carne para acolher o Amor, e faz descobrir o Cristo, Jesus-Libertador, mostrando o caminho para a Vida.

Atividades Permanentes

Prevenção e Atuação Política

Palestras: – Na Prevenção e na Intervenção ao uso de Drogas são ministradas palestras em grupos de jovens, nas outras Pastorais e Movimentos, escolas, conferências ou eventos ligados ao tema.

Grupo de Autoajuda: Na Sede Nacional da Pastoral da Sobriedade (Terça-feira às 19h30) e em inúmeras Paróquias do Regional

(listagem disponível pelo nosso telefone (41) 3339-1113 – reuniões semanais permanentes).

Site www.sobriedade.org.br

Formação e Capacitação: cursos para aqueles, que de alguma maneira, se identificam com a causa e desejam lutar pela vida, tornando-se um Agente da Pastoral da Sobriedade.

Missão do Agente da Pastoral da Sobriedade: Expressar o Amor gratuito do Pai, que desperta em nós a solidariedade com o mundo e com a humanidade, fazendo dos excluídos os nossos preferidos.

Organização

Representante Episcopal: Dom Dirceu Vegini
Coordenador Regional: José Augusto Soavinski

COORDENAÇÃO

COORDENAÇÃO

 

Coordenador Regional

José Augusto Soavinski
Fone: (41) 3339-1113
E-mail: soavinski@brturbo.com.br
cnbb@sobriedade.org.br
www.sobriedade.org.br

 

Paranaguá acolhe 7º Encontro Estadual das Pastorais Sociais

No último sábado (24) e domingo (25) aconteceu o 7º Encontro das Pastorais Sociais do Regional Sul 2 (Paraná), com o tema “Vida Plena para todos”, junto ao Santuário Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá. Participaram do encontro 80 coordenadores diocesanos das 25 Pastorais Sociais e Organismos ligados à CNBB. Dom João Alves, bispo da …

Leia Mais »