Movimento Cursilho de Cristandade

APRESENTAÇÃO

APRESENTAÇÃO

Mov cursilhoDiretrizes e Carisma

O Movimento de Cursilhos, definindo-se como um “Movimento de Igreja”, tem seu lugar nas “Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil” e tem sua missão específica na ação pastoral e evangelizadora e no contexto eclesial. Essa missão ou função ou função está determinada por seu carisma e expressa por sua finalidade: “Possibilitar a vivência do fundamental cristão, visando criar núcleos de cristãos que fermentem de Evangelho os ambientes, ajudando-os a descobrir e a realizar a vocação pessoal”.

O MCC se situa como um elemento e um instrumento do ministério profético da Igreja assumindo a função própria de operar na fermentação (presença a partir de dentro das realidades) evangélica nos diversos ambientes do “mundo”, através de uma forma específica (núcleos ambientais) determinada por seu método (querigmático-vivencial).

Justificativa

Como todo Movimento ou Associação ou qualquer outra instituição que se diga de Igreja, o Movimento de Cursilhos de Cristandade não tem qualquer tipo de dúvida quanto a se decidir a caminhar em plena sintonia com a Igreja no Brasil, assumindo incondicionalmente as orientações pastorais e evangelizadoras dela emanadas, através da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. É por isso que, a cada quatro anos, faz-se uma revisão e adequação da caminhada do Movimento às “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil”.

O MCC parte da fundamental “diretriz” que Jesus mesmo deu à Igreja, quando enviou os discípulos em missão: “Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). Evangelizar é a grande graça e, ao mesmo tempo, a constante tarefa da Igreja: “Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho!” (1 Cor 9,16). O anúncio do Evangelho é uma dívida que a Igreja tem para com todo o povo de Deus. E a proclamação da Boa-Nova tem, antes de tudo, a finalidade de atrair as pessoas a Jesus Cristo e de levá-las ao encontro com ele: Jesus mesmo é a “boa notícia” que Deus enviou ao mundo, “o caminho, a verdade e a vida”; a Boa-Nova de Jesus Cristo é o caminho que leva à santidade e esta é a grande proposta que os evangelizadores têm para fazer a todas as pessoas.

Organização e Método

O MCC é um movimento de Igreja: caminha com a Igreja universal, nacional e diocesana no tempo e no espaço e, por isso, está comprometido com suas opções pastorais.

Possui um método próprio: querigmático, vivencial, testemunhal, que o caracteriza e se aplica aos seus três tempos, isto é, ao pré-cursilho, ao cursilho e ao pós-cursilho.

 O método possibilita ao participante a vivência do fundamental cristão: resposta ao Plano de Deus pela vivência da Graça e dos valores do Reino e pelo seguimento de Jesus de Nazaré.

 Leva à formação de núcleos de comunidades para a convivência do fundamental cristão e para a fermentação evangélica dos ambientes.

Tal finalidade se alcança nos três tempos – PRÉ, CUR e PÓS – que são essenciais ao correto desenvolvimento do Movimento. Tão essenciais que se frustrando um deles, deixa o MCC de ser o que é. São esses os tempos:

  • No Pré-Cursilho: busca ambiental, selecionando-se a área ou ambiente a ser evangelizado e as pessoas líderes ou vértebras nesses ambientes ou áreas.
  • No Cursilho: tempo forte para a proclamação da Mensagem (o Plano de Deus – a Graça; o Reino de Deus e o Seguimento de Jesus). Retiro que dura dois ou três dias e duas ou três noites.
  • No Pós-Cursilho: inserção na Pastoral Ambiental, através de núcleos/grupos/pequenas comunidades. Aqui é de vital importância a Escola vivencial ou de formação ou de aprofundamento na fé: é o cérebro do MCC, seguida pelas Assembleias mensais (antigas Ultreias), onde se faz a avaliação da presença e do trabalho dos núcleos nos ambientes.

O MCC tem a seguinte estrutura:

  • Em nível nacional: Assembleia Nacional – NA; Grupo Executivo Nacional – GEN.
  • Em nível regional: Assembleia Regional – AR; Grupo Executivo Regional – GER.
  • Em nível diocesano: Assembleia Diocesana – AD; Grupo Executivo Diocesano – GED; Núcleo de Comunidade Ambiental – NCA.          

O GER SUL 2 PR I é responsável pelo acompanhamento do MCC nas seguintes dioceses:

Paranaguá.
São José dos Pinhais.
Curitiba.
União da Vitória.
Ponta Grossa.
Guarapuava.
Palmas/Francisco Beltrão.
Cascavel.
Toledo.
Foz do Iguaçu.

COORDENAÇÃO

COORDENAÇÃO

 

Coordenadora Regional – Paraná 1
Rosane Maria Granemann de Souza

Fone: (47) 3642-1720 (47) 3652-2704
E-mail: rosane_granemann@hotmail.com

Coordenador Regional – Paraná 2
Vanderlei Lugli
Fone: (44) 3424-2141 (44)8401-2505
E-mail: noroestediesel@uol.com.br

 

Movimento de Cursilhos de Cristandade realiza assembleia em Toledo

Dos dias 12 a 14 de fevereiro de 2016 foi realizada a 33ª Assembleia Regional do Movimento de Cursilhos de Cristandade do Brasil da regional SUL 2 PR I, na cidade de Toledo – PR, com a participação das lideranças de todos os nove GED’s (Cascavel, Curitiba, São José dos Pinhais, Guarapuava, Palmas/Fco Beltrão, Foz …

Leia Mais »

32ª Assembleia Regional do Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC)

Aconteceu entre os dias 6 e 8 de fevereiro, em Curitiba, a 32ª Assembleia Regional do Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC). O evento teve como tema “A missionariedade à Luz da Evangelii Gaudium (documento escrito pelo Papa Francisco) e lema, a citação bíblica do Livro dos Atos dos Apóstolos, capítulo 1, versículo 8, que …

Leia Mais »