Encontro Matrimonial Mundial

APRESENTAÇÃO

APRESENTAÇÃO

encontro matrimonial mundialJustificativa

O Encontro Matrimonial Mundial é uma experiência projetada para casais sacramentados ou sacramentáveis, sacerdotes, religiosos/as, cujo carisma trata da renovação do relacionamento do casal e do relacionamento do sacerdote, religiosos/as com seu povo. Fundamenta-se na comunicação denominada “Diálogo à Nível de Sentimentos”.

Acreditamos que o relacionamento de Deus com sua Igreja pode ser percebido nesta intersacramentalidade quando casais, sacerdotes, religiosos/as desafiam-se mutuamente através da forma de viver em plenitude seus respectivos estados de vida.

Criado na Espanha, na década de 50, pelo sacerdote redentorista, Padre Gabriel Garcia Calvo, espalhou-se pelo mundo e atualmente encontra-se em aproximadamente 100 países. No Brasil, iniciou no ano de 1976, com o nome de Encontro do Diálogo e em 2003 adotou o nome original de Encontro Matrimonial Mundial.

Missão

  • Promover o valor do matrimônio e da ordem sagrada na Igreja e no mundo.

Visão

  • “Amem-se uns aos outros como eu os tenho amado”.

Carisma

  • A Fé no relacionamento.

Principal Atividade

Denominado Fim de Semana – FDS visa proporcionar aos participantes a experiência de reviver os momentos de ternura, paixão e do intenso amor que um dia os uniu.

É um tempo exclusivo para o casal, sem as pressões, tensões e correrias diárias. Trata-se de um momento impar, talvez raro, para compartilhar esperanças, sonhos, alegrias e também as desilusões e dificuldades comuns em qualquer relacionamento.

A dinâmica apresenta uma forma especial, simples e exclusiva de comunicação cujos benefícios são visivelmente refletidos aos filhos, familiares, Igreja e toda sociedade.

Não se trata de retiro espiritual, clínica para casamentos e muito menos terapia de grupo. A experiência é única, focada no relacionamento do casal com o objetivo de enriquecer e revitalizar o matrimônio cristão.

Parte-se do princípio de que nenhum relacionamento é totalmente perfeito e sempre existirá uma possibilidade de melhorar a vida conjugal, independente do tempo de união.

O FDS (Fim de Semana) do Encontro Matrimonial destina-se também a sacerdotes, religiosos e religiosas, que encontram nesta experiência um momento exclusivo para refletirem sobre sua vocação, caminhada pastoral e seu relacionamento com o Povo de Deus, a Igreja.

A especialidade do Fim de Semana – FDS é renovar a alegria das pessoas em suas vocações, iniciando a experiência pelo conhecimento pessoal, passando pelo conhecimento mútuo e alcançando a intimidade com Deus. Após o Fim de Semana – FDS, o movimento oferece uma comunidade de apoio para os que desejarem permanecer no estilo de vida de diálogo e promove o engajamento efetivo dos casais nas atividades paroquiais como Igreja Viva.

Atualmente, no Brasil estamos presentes em 30 dioceses, com mais de 90 Fins de Semana – FDS ao ano, que favorecem a mais de 1000 famílias, 15 sacerdotes e 10 religiosas. Além do FDS visamos também despertar vocações sacerdotais nas famílias; compartilhar vivências e dinâmicas de integração familiar nas paróquias; disponibilizar experiências familiares e intersacramentais em seminários; integrar-se a movimentos afins e trabalhar pela Pastoral Familiar de nossa Igreja em todo Brasil.

Nossa experiência desafia casais, sacerdotes, religiosos e religiosas a viverem o compromisso com a missão de servir como Discípulos Missionários de Jesus Cristo, em benefício da vida e da família.

COORDENAÇÃO

COORDENAÇÃO

 

Frei Benedito Félix da Rocha
E-mail: freidito@bol.com.br

Casal Coordenador
João e Silvana Ávila
Avenida Hernani Batista Rosas 1833
84.015-150 – Ponta Grossa – PR
Fone: (42) 3238-1305/ (42) 9119-5940
E-mail: joaoesilvana@hotmail.com

 

Regional Sul 2 promove formação sobre Amoris Laetitia

A Exortação Apostólica Pós-Sinodal Amoris Laetitia “sobre o Amor na Família”, foi tema de estudo pelos padres coordenadores diocesanos da Ação Evangelizadora, membros das coordenações da Pastoral Familiar das Arqui/Dioceses e de movimentos que atuam no âmbito da família, através da realização do Regional Sul 2 da CNBB – Paraná, em Curitiba nos dias 24 …

Leia Mais »

Pastoral Familiar realizou Encontro de Namoro Cristão

Diz o Diretório da Pastoral Familiar com relação ao matrimônio: “A preparação remota é básica. Sobre ela se apoiam as posteriores. Abrange um período importante na vida do ser humano. Tem seu início no seio da família e percorre o caminho da escola, da catequese e da juventude. Para estes é urgente oferecer um fundamento …

Leia Mais »