Ecumenismo e Diálogo Interreligioso

APRESENTAÇÃO

APRESENTAÇÃO

EcumenismoDesde 1966, a Dimensão Ecumênica começou a fazer parte do Plano de Pastoral de Conjunto da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, com algumas variantes. Nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil de 1995 surgem as Exigências Intrínsecas da Evangelização: serviço, diálogo, anúncio e testemunho de comunhão. Na Assembleia Geral da CNBB de 2003, com o novo Estatuto, foram criadas as Comissões Episcopais de Pastoral. A Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso é uma das trezse Comissões.

Objetivo geral

Promover o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso na Igreja Católica no Paraná, à luz das orientações do magistério eclesial, em atenção à pluralidade religiosa do Estado.

Objetivos específicos

  • Promover o diálogo ecumênico e inter-religioso no nível regional.
  • Apoiar encontros e assembleias das Comissões Bilaterais das Igrejas Particulares.
  • Organizar o encontro anual do Bispo referencial para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso e dos Assessores das Igrejas Particulares no Regional.
  • Incentivar a participação no encontro anual de formação de Professores e Responsáveis pelo Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso nos institutos e faculdades teológicas.
  • Motivar as Dioceses para celebrar a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.
  • Colaborar com as demais Pastorais, em iniciativas que eduquem para a paz, o diálogo e a colaboração entre Confissões cristãs e demais credos, no quadro dos direitos humanos e da liberdade religiosa.
  • Apoiar as Dioceses na organização de Comissões de Diálogo, conforme a realidade religiosa regional e local.
  • Atuar em sintonia com a Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso, o Setor de Ecumenismo do CELAM, o Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos e o Pontifício Conselho para a Cultura e o Diálogo Inter-religioso e.
  • Atuar em sintonia com o CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil).
  • Responder às demandas da CNBB em campo ecumênico e inter-religioso.

Atividades

  • Participação nos eventos promovidos pela Comissão para o Ecumenismo e Diálogo Inter Religioso. Acompanhamento e assessoramento das atividades de cunho Ecumênico e Diálogo Inter-religioso nas Dioceses do Regional Sul 2.
  • Promover reuniões anuais com os representantes de cada diocese para planejar e avaliar a caminhada e preparar-se melhor para responder às exigências locais.
  • Animar, motivar, fortalecer o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso nas dioceses do Regional Sul 2 e implantar aonde ainda não existe.
  • Representar o Regional Sul 2 no CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs).

COORDENAÇÃO

COORDENAÇÃO

 

Assessor Regional
Pe. Volnei Carlos de Campos
Fone: (41) 9778-0194
E-mail: volneiccampos@hotmail.com

 

Simpósio Mariológico Ecumênico em Curitiba

Numa realização da Comissão de Diálogo Bilateral Católico-Luterano, da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso da CNBB e do Núcleo Ecumênico e Inter-religioso e PUCPR, aconteceu nos dias 1, 2 e 3 de setembro, em Curitiba, um Simpósio Ecumênico Mariológico, que reuniu Bispos, Padres, Pastores, Leigos e estudantes de Teologia de diversas …

Leia Mais »

Simpósio Mariológico Ecumênico inicia nesta sexta (1/09)

O simpósio foi planejado no atual contexto da celebração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul e dos 500 anos da Reforma Protestante. A programação conta com conferências no dia 1 de setembro na PUC-PR e com conferências, paineis e debates nos dias 2 e 3 …

Leia Mais »