terça-feira, 19 março 2024

Congregações que atuam com jovens

COORDENAÇÃO

A expressão juvenil das Congregações não conta com uma coordenação própria constituída no Regional Sul 2.

 


APRESENTAÇÃO

logo marca Congregações religJustificativa

Várias Congregações Religiosas possuem em seu carisma a missão juvenil. A Igreja reconhece esse importante serviço das Ordens e Congregações e as convoca para o trabalho cada vez mais integrado com as outras pastorais, Movimentos e serviços de evangelização da juventude.

Os consagrados e consagradas responsáveis pela Pastoral Juvenil das Congregações estão inseridos na dinâmica pastoral da Igreja nas suas várias instâncias organizativas. O Setor Juventude, em âmbito diocesano, é o espaço mais próximo e eficaz para se desenvolver a pastoral de conjunto.

O trabalho em conjunto deve respeitar os carismas, mas, ao mesmo tempo, estabelecer algumas linhas pastorais comuns. Tanto as pastorais como os Movimentos, Novas Comunidades e Congregações Religiosas precisam se conhecer mutuamente e, juntos, encontrar seu lugar na pastoral de conjunto da Igreja local, sempre em comunhão com as orientações específicas do bispo diocesano” (CNBB, Evangelização da Juventude – Desafios e Perspectivas Pastorais, n. 195).

As Congregações realizam muitas atividades junto aos jovens

Além da proposta específica do próprio carisma, as Congregações contribuem com a evangelização da juventude de diversas formas: formação, experiências de fraternidade, de solidariedade; valorização da cultura juvenil (teatro, esporte, dança, música, etc.); promoção vocacional; valorização das experiências monásticas; recursos materiais e espaços físicos disponíveis. Acima de tudo, o serviço prestado no acompanhamento de jovens ocupa um lugar singular no processo de formação de entusiasmados cristãos, comprometidos cidadãos e competentes profissionais.


Notícias