Comissão Regional dos Presbíteros (CRP)

APRESENTAÇÃO

APRESENTAÇÃO

Comisão Regional dos PresbíterosJustificativa

Com a graça de Deus os Presbíteros do Paraná sabem que o mundo de hoje os desafia com sua modernidade, tecnologia, exigindo uma constante preparação e atualização. A realidade contemporânea privilegia uma pequena porcentagem da população e deixa uma grande maioria fora do desenvolvimento.

Neste mundo globalizado cresce o individualismo, o subjetivismo, o apego ao materialismo em detrimento da família e da pessoa. Aumenta a necessidade de levar as pessoas a desenvolver uma profunda experiência de Deus que devolva o sentido a vida, conforme afirma o Papa “Fazer da Igreja a casa e a escola de oração”.

O Presbítero é consciente que a “evangelização, consequentemente, é denúncia das situações, formas e instituições que se opõem ao Reino, que são fruto do pecado e da injustiça, que esmagam a dignidade e a esperança do homem”.

A CRP é um espaço de comunhão de presbíteros, com os bispos e com a Igreja toda, colocando-se a serviço da vida e das organizações de presbíteros do Paraná em comunhão e participação.

Objetivo

Promover a vida e o ministério de presbíteros do Paraná, visando à sua capacitação, realização pessoal e desempenho de seu ministério, de modo que, nos presbitérios diocesanos se viva a comunhão e a participação, bem como em todo Regional, sejam animadores da vida e da missão eclesial neste mundo urbano, dinamizando as diversas pastorais e movimentos, despertando e formando leigos aos diferentes ministérios não ordenados, capazes de responder aos desafios do mundo globalizado.

Diretrizes

  • Motivar a organização de presbíteros em associação diocesana e no Regional.
  • Promover cursos que favoreça a convivência, a espiritualidade e formação permanente de presbíteros.
  • Manter abertura e acolhida com outros organismos da Igreja como CRB, CRD, CRL, OSIB, CRB, CPT…
  • Estar a serviço dos anseios e necessidades de presbíteros do regional perante as instâncias competentes.
  • Incentivar os presbíteros a darem a sua colaboração econômica anual, assim viabilizando os trabalhos da CRP.
  • Dinamizar os três âmbitos de ação: pessoa, comunidade e sociedade, vivenciando o serviço, o diálogo, o anuncio e o testemunho de comunhão.

Atividades Permanentes

  • Reunião trimestral da CRP.
  • Participação da Presidência nos encontros e assembleias do Regional.
  • Intercâmbio com a CNC e os presbíteros do Regional.
  • Participação nos encontros nacionais de Presbíteros.
  • Participação do presidente nas assembleias anuais da CNBB.
  • Apoio aos Presbíteros em situação de conflito, dificuldades ou perseguição.

Organização

Bispo referencial: Dom Francisco Carlos Bach
Presidente Regional: Pe. Nilton Reami

COORDENAÇÃO

COORDENAÇÃO

 

Presidente Regional
Pe. Valdecir Badzinski
Fone: (42) 36531120/ (42) 9906-2051
E-mail: valdecir132@hotmail.com

 

Padres do Paraná participam do Encontro de Atualização para Presbíteros

Promovido pela Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o segundo Encontro de Atualização para Presbíteros 2017 está acontecendo em Cachoeira do Campo (MG). Cerca de 28 padres, vindos de diferentes regiões do Brasil, participam da iniciativa, entre eles estão os padres do Regional Sul …

Leia Mais »

PRESBÍTEROS DO PARANÁ PARTICIPAM DE ENCONTRO REGIONAL

Com o tema, “Presbíteros: Frutos de sua própria espiritualidade” e o Lema: “…que minha alegria esteja em ti, e a sua alegria seja completa”, a Comissão Regional dos Presbíteros do Paraná se reúnem em Campo Mourão entres os dias 22 a 25 de agosto. O encontro conta com a assessoria de Dom Bernardo Bonowitz, Abade do Mosteiro …

Leia Mais »