Cáritas Regional

APRESENTAÇÃO

APRESENTAÇÃO

CaritasJustificativa

A palavra Cáritas tem sua origem no latim, que significa caridade e se traduz na prática da solidariedade diante das situações onde a vida estiver ameaçada. Trata-se de uma rede de pessoas organizadas em grupos, comunidades, paróquias, municípios, regiões, que contribuem para a vivência da solidariedade, construção da cidadania e fortalecimento da democracia e da organização popular, em vista de uma sociedade justa e solidária.

A Cáritas está presente nos cinco continentes atuando em 200 países e territórios. No Brasil, a Cáritas Brasileira foi criado em 1956 enquanto organismo de Pastoral Social da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e entidade de assistência social. Está presente em todas as regiões do País através de 12 regionais e 173 entidades-membro. No Regional Paraná, a ação da Cáritas está presente, com atuação direta, em 10 dioceses da CNBB Sul 2.

No Paraná, a Cáritas Brasileira esteve presente desde o final da década de 1960, com algumas atuações pontuais, por meio de algumas Cáritas Diocesanas (equivale a uma região do Estado), mas sem uma organização em nível estadual.

Em 2002 devido a Campanha da Fraternidade da CNBB (Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil), com o tema: “Por uma Terra sem Males”, formou-se um grupo para discutir e organizar a Cáritas no Paraná. O grupo promoveu encontros, seminários, participou de eventos nacionais discutindo assim a viabilidade da criação da Cáritas no Regional Paraná.

Em 2007, surge uma comissão que deu inicio a uma série de reuniões, planejamentos, articulações e participação no Conselho da Cáritas Brasileira em Brasília, para criação da Cáritas Paraná.

A efetiva criação da Cáritas Brasileira Regional Paraná se deu no dia 22 de maio de 2009, na cidade de São José dos Pinhais. Nesta oportunidade, foi instituído o Regional Paraná e foram eleitos o primeiro Conselho Gestor e o Secretário Executivo. E no dia 4 de Dezembro de 2009 a Cáritas Brasileira Regional Paraná foi oficialmente filiada à rede Cáritas Brasileira. Sendo que, no dia 28 de maio de 2010, foi Inscrita no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica.

Atualmente, a Cáritas Brasileira Regional Paraná, com sede em Curitiba/PR. Conta com 10 entidades-membro: Ação Social do Paraná – ASP (Curitiba), Cáritas Diocesana de Ponta Grossa – CDPG (Ponta Grossa), Cáritas Arquidiocesana de Londrina (Londrina), Associação de Reflexão e Ação Sociais – ARAS (Maringá), Cáritas Arquidiocesana de Cascavel (Cascavel), Cáritas Diocesana de Apucarana (Apucarana), Cáritas Diocesana de Umuarama (Umuarama), Cáritas Diocesana Foz do Iguaçu (Foz do Iguaçu), Cáritas Diocesana de São José dos Pinhais (são José dos Pinhais), Cáritas Diocesana de Paranavaí (Paranavaí) e outras dioceses em processo de criação.

Missão

Testemunhar e anunciar o evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo a vida e participando da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural, junto com as pessoas em situação de exclusão social.

Princípios

  • Defesa e promoção da vida humana.
  • Defesa e promoção da sociobiodiversidade.
  • Mística e espiritualidade libertadora.
  • Ecumenismo, diálogo inter-religioso e intercultural.
  • Cultura da solidariedade.
  • Relações igualitárias de gênero, raça, etnia e geração.
  • Protagonismo dos excluídos e excluídas.
  • Projeto de sociedade solidária e sustentável.
  • Democracia participativa.

Diretrizes

A Cáritas se compromete com a construção do Desenvolvimento Solidário Sustentável e Territorial, na perspectiva de um projeto popular de sociedade democrática.

Prioridades de ação

  • Promoção e fortalecimento de iniciativas locais e territoriais de desenvolvimento solidário e sustentável.
  • Defesa e promoção de direitos, mobilizações e controle social das políticas públicas.
  • Organização e fortalecimento da Rede Cáritas.

COORDENAÇÃO

COORDENAÇÃO

 

Presidente
Reginaldo Urbano Argentino
Fone: (44) 9858-6431
E-mail: reginaldourbanoargentino@gmail.com

Secretário Executivo
Amauri Antônio Mossmann
Fone: (41) 3023-9907
E-mail: regionalparana@caritas.org.br

 

Pastoral do Migrante no Paraná elege nova coordenação

Aconteceu dias 06 e 07 de agosto, na Arquidiocese de Cascavel, na Casa de Encontros das Irmãs de São João Batista Precursor, o Encontro/Assembleia da Pastoral dos Migrantes do Regional Sul 2 – Paraná. Estiveram reunidas 35 pessoas de 07 Arqui/Dioceses: Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Jacarezinho, Londrina, Maringá e Ponta Grossa, com o objetivo …

Leia Mais »

50% + 1 de votos nulos anula uma eleição?

O Regional Sul 2 da CNBB lançou neste ano eleitoral uma Cartilha de Orientação Política com o título: O Cidadão consciente participa da política. A Cartilha tem suscitado muito interesse pelas comunidades da Igreja Católica e várias outras entidades da sociedade. Dado que persistem dúvidas sobre os votos nulos, Rogério Carlos Born, servidor da Justiça Eleitoral do …

Leia Mais »