Primeiro dia da Assembleia dos Bispos do Paraná

Na manhã desta segunda-feira, 05, os Bispos do Regional Sul 2 da CNBB iniciaram a sua reunião no COSDIPA (Centro de Obras Sociais Diocesanas de Paranavaí), com a oração das Laudes. Em seguida, antes de começar a tratar os assuntos propostos na pauta, rezaram uma dezena do Rosário pelas vocações, como sugere a Ação Evangelizadora: Cada Comunidade uma Nova Vocação.

Nesses dias de Assembleia o Episcopado paranaense avalia a caminhada do ano anterior, tudo o que foi realizado e o que ainda precisa dar prosseguimento. Depois, cada bispo tem a oportunidade de apresentar algum assunto que gostaria de ouvir a opinião dos irmãos no episcopado. Além disso, o Regional Sul 2 tem alguns assuntos fixos na pauta, como a Missão Católica Beato Paulo VI, na Guiné-Bissau, África. Segundo Dom Mauro Aparecido dos Santos, Arcebispo de Cascavel e Presidente do Regional Sul 2, outro tema importante discutido pelos bispos foi a decisão do Supremo Tribunal Federal de aprovar o estudo confessional nas escolas do Ensino Fundamental. “É uma coisa que para nós é novidade, no sentido de ser confessional, pois até agora trabalhávamos no sentido inter-religioso e ecumênico, mas agora com essa proposta precisamos decidir o que fazer. Então discutimos um pouco, mas como é um assunto um tanto polêmico, decidimos ouvir as bases de nossas dioceses e também o que será dito na Assembleia Geral dos Bispos, em Aparecida”.

Os trabalhos do dia concluíram-se com a celebraçãEucarística presidida por Dom Francisco Cota, Bispo auxiliar de Curitiba. Ao final da missa, um grupo de crianças do Coral Infantojuvenil Santa Inês, da Diocese de Paranavaí, cantaram aos bispos um canto de Nossa Senhora.

Confira também

Boletim de Rádio CNBB Regional Sul 2 – Sábado (26/05) – Domingo (27/05/2018)

As principais notícias da Igreja Católica no Estado do Paraná. Alguns destaques desta edição: Diocese …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.