Papa Francisco nomeia novo bispo para a diocese de Lages (SC)

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou, na manhã desta quarta-feira, 07 de fevereiro, a nomeação que o papa Francisco fez para a vacante diocese de Lages (SC). O nomeado é dom Guilherme Antônio Werlang, até então bispo de Ipameri (GO). A notícia foi publicada no Jornal “L’Osservatore Romano” desta quarta-feira, às 12 horas de Roma.

Dom Guilherme Werlang

O novo bispo de Lages nasceu em 05 de agosto de 1950, em São Carlos (SC). Fez seus estudos eclesiásticos (Teologia e Filosofia) entre 1972 e 1977. Sua profissão religiosa na Congregação dos Missionários da Sagrada Família foi em 22 de fevereiro de 1976 e sua ordenação presbiteral em 02 de dezembro de 1979. O prelado é especialista em Liturgia.

Dom Guilherme foi nomeado bispo em 19 de maio de 1999. Sua posse em 07 de agosto daquele ano. Seu lema episcopal é: “Para que todos tenha vida”. Como bispo, dom Guilherme Werlang foi membro da Comissão Episcopal para o serviço da Caridade, da Justiça e da Paz; bispo acompanhante do Setor Juventude do Regional Centro Oeste; fez parte da Comissão Episcopal para a Reforma e Construção da Sede Nacional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, mais tarde nomeada como Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora (2011 até o momento); também é membro do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) e do Conselho Permanente da CNBB; além de compor a Comissão do Fundo Nacional de Solidariedade e o Conselho Econômico da CNBB.

O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, enviou saudação em nome da Conferência ao novo bispo de Lages (SC).

Brasília-DF, 07 de fevereiro de 2018

Saudação da CNBB a dom Guilherme Antônio Werlang

Prezado Irmão, dom Guilherme Werlang.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) envia saudação ao senhor pela sua nomeação, publicada nesta quarta-feira pelo Papa Francisco, como novo bispo da Diocese de Lages (SC).

Conhecemos o seu dedicado pastoreio à diocese de Ipameri (GO) desde 1999. Apreciamos o seu serviço prestado como presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora da CNBB desde o quadriênio passado. Sabemos do seu pastoreio corajoso e sincero e desejamos que seu ministério continue fecundo em sua nova diocese.

Saudamos sua nomeação com as palavras do Santo Padre, Papa Francisco, pronunciadas em encontro com os Irmãos bispos no mês passado, no Chile, quando fez o seguinte apelo: “pedir ao Espírito Santo o dom de sonhar; por favor, nunca deixeis de sonhar, sonhar e trabalhar por uma opção missionária e profética que seja capaz de transformar tudo, para que os costumes, os estilos, os horários, a linguagem e toda a estrutura eclesial se tornem um instrumento mais adequado para a evangelização […] do que para uma auto-preservação eclesiástica. Não tenhamos medo de nos despojar daquilo que nos afasta do mandato missionário”.

A CNBB também cumprimenta e agradece a Dom Nelson Westrupp, bispo emérito de Santo André (SP) e Administrador Apostólico de Lages, que tem se ocupado em dar andamento na animação pastoral da diocese até a nomeação do novo bispo.

Em Cristo,


Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília-DF
Secretário-Geral da CNBB

 

Fonte: CNBB Nacional

Confira também

Aberta a Campanha da Fraternidade de 2018: “Fraternidade e superação da violência”

Na manhã desta quarta-feira, 14 de fevereiro, na sede provisória da Conferência Nacional dos Bispos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*