No Carnaval as famílias saem em missão pelo Paraná

As fantasias e os enfeites dão lugar a outro figurino: tênis, camiseta, terço, Mãe Peregrina no braço, mochila nas costas… No Carnaval, cerca de 270 missionários do Movimento Apostólico de Schoenstatt visitam as comunidades e famílias de três cidades do estado, conversando, ouvindo e rezando, como um sinal concreto de uma Igreja que é mãe e vai ao encontro dos filhos.

As Missões Familiares já são tradicionais no Carnaval e este ano ocorrem de 9 a 13 de fevereiro. Nessa modalidade alguns casais, junto com seus filhos naturais e os “filhos adotivos de missão”, visitam as casas falando do amor de Deus a todos. Em comunhão de corações, partilharam tudo na convivência diária, como alojamento (feminino e masculino), tarefas, mesas de refeição, vivências de espiritualidade, etc., para assim experimentar o amor de maneira ainda mais intensa, como as primeiras comunidades cristãs.

O ponto de partida é o Santuário da Mãe e Rainha, do qual todos são enviados. Em 2018, a Obra Internacional de Schoenstatt celebra um ano jubilar, que recorda os 50 anos de falecimento do seu fundador, Pe. José Kentenich, e esse é também um forte impulso para os missionários do Paraná.

Anunciar a Cristo com paixão

A Família de Schoenstatt vinculada ao Santuário de Curitiba/PR parte rumo à cidade de Campina Grande do Sul/PR, 96 pessoas se dividem em 12 famílias missionárias para visitar os lares e a comunidade da Paróquia São João Batista.

O lema que os impulsiona é “Leigos missionários anunciam Cristo com paixão”, evidenciando, em sua programação e espiritualidade, o Ano do Laicato e o Sínodo dos Jovens. “Queremos reforçar a importância dos jovens e leigos como sal da terra e luz do mundo, para a construção de uma nova terra mariana”, salientam Gilseanne e Alexandre Rossi.

Reascender a fé

O grupo de Schoenstatt vinculado ao Santuário de Londrina/PR parte, com aproximadamente 80 pessoas, para Nova América da Colina/PR. Além das visitas às casas e das atividades com jovens, adultos e crianças, terá uma caminhada desde a igreja matriz, a Paróquia Imaculada Conceição, até a imagem do Cristo Acolhedor, com oração, música e muita animação para tornar esse Carnaval uma especial oportunidade de falar do amor de Deus.

“Desejamos, além de levar Jesus e Maria para as famílias, reacender a fé de cada um e trazê-los mais para a vida da Igreja”, comentam Anaisa e Mateus Carvalho.

Semear a presença transformadora da Mãe

Um terceiro grupo do Movimento parte do Santuário de Jacarezinho/PR para a paróquia São José, na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo/SP. Serão 97 missionários em saída, de diversos lugares, inspirados pela frase do Pe. José Kentenich “Salvai a Família, custe o que custar”.

Durante os dias de missão, serão realizadas, em cada comunidade, atividades para crianças, jovens e adultos, seguidas pela reza do Terço e celebração eucarística diária. Haverá também uma Noite Missionária, para a qual toda comunidade paroquial é convidada a participar.

Maria Luiza e João Camilo dos Santos afirmam que, impulsionados pelas palavras do Papa Francisco – “Não tenham medo em sair em Missão” – desejam ser um sinal da misericórdia de Deus para as famílias: “Que este seja o nosso objetivo maior, para que a Mãe de Deus seja a cada dia Rainha de nossa vida e de todas as famílias. Que, a partir das missões, as famílias sejam salvas da falta de amor, de esperança e de Deus e que consigamos semear, com muita alegria e carinho, a presença transformadora de nossa Mãe, porque em nosso peito pulsa um coração missionário e em nossas veias correm o fogo pela missão”.

Fotos:
https://www.flickr.com/photos/143135790@N07/albums/72157678821375192

https://www.flickr.com/photos/143135790@N07/albums/72157680849135846

Fonte: Movimento Apostólico de Schoenstatt

 

Confira também

Aberta a Campanha da Fraternidade de 2018: “Fraternidade e superação da violência”

Na manhã desta quarta-feira, 14 de fevereiro, na sede provisória da Conferência Nacional dos Bispos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*