Renúncia de Dom Francisco Javier e Dom Bruno Elizeu assume a Diocese de Campo Mourão

Quem esteve presente na Catedral São José de Campo Mourão no último domingo, 3 de dezembro, vivenciou fatos históricos e se emocionou ao participar de um momento sagrado pela celebração da missa, como também pela forma como Dom Francisco Javier renunciou ao governo da Diocese. Na sua simplicidade e humildade, ele disse à multidão, que lotava a Catedral: “Estou muito feliz, com o coração livre, sem mágoa nem ressentimento, mas agradecido”. Dom Javier foi bastante aplaudido.

Em outro momento, perguntado por um jornalista sobre suas alegrias, ele confidenciou: “Visitar as comunidades e me encontrar com o povo, foram minhas maiores alegrias.” Disse ainda: “O momento mais significativo foi na celebração do Ano da Misericórdia, quando vendo o povo chegar e quase todos eu conhecia. Nessas coisas você se identifica como bispo-pastor que conhece suas ovelhas e isso me deixou muito feliz”.

Dom Javier, que agora se torna emérito, completou 75 anos exatamente no domingo, dia de seu onomástico, São Francisco Xavier, patrono da missão na Igreja. Em efeitos, o próprio Dom Javier também foi missionário no Congo (África) quando era presbítero Xaveriano. E é justamente a ele que a Igreja do Paraná agradece por ter possibilitado que um de seus padres, Padre Ivan Luiz Walter, fosse o primeiro padre do Paraná a atuar na Missão Católica Beato Paulo VI de Quebo, na Guiné-Bissau. Dom Javier, muito obrigado!

Assim como a Missão Católica, também a Igreja do Paraná lhe agradece por ter ordenado 20 padres, 16 diáconos permanentes e ainda ter deixado 20 seminaristas de teologia e filosofia, na Diocese de Campo Mourão. A Igreja do Paraná lhe agradece também pela sua vida doada ao nosso povo!

Os bispos da Presidência do Regional Sul 2 da CNBB são imensamente gratos pela sua vida, sua presença, seu testemunho junto ao Episcopado do Paraná e afirmam: “Dom Javier, muito obrigado! Sinta-se sempre bem-vindo em nossas reuniões e encontros”.

A Presidência do Regional também manifesta sua alegria pelo início das atividades pastorais de Dom Bruno, como Bispo Titular da Diocese de Campo Mourão. Que o carinho de Deus, a generosidade do seu amor, nunca falte em seu ministério para seja de muitos frutos de salvação.

Fonte: Site da Diocese de Campo Mourão.

Confira também

Boletim de Rádio CNBB Regional Sul 2 – Sábado (25/11) – Domingo (26/11/2017)

Alguns destaques desta edição. Ação Evangelizadora “Cada Comunidade Uma Vocação” será lançada em Maringá; Arquidiocese …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*