Falece Dom Rubens Espínola, Bispo Emérito de Paranavaí

Na manhã de hoje (28) faleceu em Paranavaí Dom Rubens Augusto de Sousa Espínola, 2º Bispo da Diocese de Paranavaí. Ultimamente, Dom Rubens encontrava-se doente, sobretudo, bastante debilitado devido a idade.

Dom Rubens nasceu a 08 de junho de 1928, em São Paulo. Fez seus estudos filosóficos e teológicos no Seminário Central da Imaculada Conceição do Ipiranga (SP) e foi ordenado presbítero dia 08 de dezembro de 1953. Em 20 de dezembro de 1980, o Papa São João Paulo II o elegeu bispo auxiliar da então Prelazia de São Luis de Montes Belos. A 12 de outubro de 1985, o Papa São João Paulo II o transferiu para a Diocese de Paranavaí, tomando posse canônica em 08 de dezembro do mesmo ano, permanecendo como Bispo Diocesano até 2003, quando ficou emérito ao completar 75 anos de idade.

Em seu livro sobre a História da Igreja do Paraná, Dom Pedro Fedalto assim escreveu sobre Dom Rubens: “Foi um Bispo Diocesano muito decidido e corajoso. Destacou-se principalmente em duas obras necessárias na Diocese: a construção da Catedral Mãe da Igreja e do Seminário Diocesano, o qual formou 30 sacerdotes diocesanos em dezoito anos. Dom Rubens criou quatorze paróquias, deixando-as todas providas, quando renunciou pela idade”.

A Igreja do Paraná e a Presidência do Regional Sul 2 agradecem a Deus por tão grande dom que foi a presença de Dom Rubens nas terras paranaenses, particularmente em Paranavaí e região e pede a Deus o descanso eterno deste grande missionário e promotor vocacional.

Confira também

Ação Evangelizadora Cada Comunidade uma nova Vocação é apresentada à Eparquia Imaculada Conceição

Na noite do último domingo, 07 de janeiro, dentro do curso de formação para catequistas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*