Caritas Paraná promoveu o Seminário Políticas Públicas para migração e refúgio: desafios e perspectivas

O Seminário ocorreu na PUCPR, contou com a participação de 82 pessoas, inclusive do interior do Estado, de Londrina e Foz do Iguaçu. Realizou-se Oficinas com os seguintes temas/eixos: Saúde, Assistência Social e Moradia, Educação e Preservação Cultural, Trabalho, Cidadania e Segurança Pública.

Os assessores e assessoras apresentaram o panorama atual da realidade da migração no mundo e linhas de como o Brasil pode construir políticas públicas que favoreçam aos migrantes e refugiados. Também foi apresentado as dificuldades vivenciadas no dia a dia pelos imigrantes e instituições. Pensar a política pública é pensar as especificidades a partir da realidade das pessoas, dos migrantes, dos refugiados e apátridas. Enfatizou-se que precisamos promover a participação mais efetiva e atuante da sociedade civil; o bem comum e o Estado dependem e exigem a nossa incidência cidadã no processo.

 

Refletiu-se, também, que precisamos encontrar estratégias de formação política e de participação em conselhos, em diferentes instancias, que contribuam efetivamente no processo de construção social. Os desafios são muitos, precisamos buscar forças e sinergias numa perspectiva de transformação e de participação popular e cidadã, promovendo a participação, a integração e a capacitação dos imigrantes e refugiados.

(Marcia Corrêa)

Confira também

PASTORAL JUVENIL REALIZA ENCONTRO NA PROVÍNCIA ECLESIÁSTICA DE MARINGÁ

No último dia 04 de novembro o assessor da Pastoral Juvenil do Regional Sul 2, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*