Diocese de Jacarezinho: Indulgências no Santuário Mariano em Tomazina

O Papa Francisco instituiu este ano de 2017 como o Ano Mariano em Portugal, por causa dos 100 anos das aparições de Nossa Senhora em Fátima, e no Brasil, por causa dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. A Igreja no Brasil está se organizando para melhor celebrar esse Ano Mariano realizando eventos, peregrinações, retiros e outras atividades que fomentam a fé e o amor a Virgem Maria.

Na Diocese de Jacarezinho, além das diversas paróquias marianas, os fiéis têm a oportunidade de demonstrar seu carinho a Mãe de Deus realizando visitas aos santuários marianos presentes na Diocese. Um desses santuários é o Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e de Santo Inocêncio que está na Cidade de Tomazina. Conforme um decreto da Penitenciaria Apostólica, um dos três tribunais da Cúria Romana, do dia 08 de novembro de 2016, todos os fiéis que procurarem as Igreja Paroquiais e os Santuários dedicados a Nossa Senhora Aparecida, estando devidamente preparados, isto é, tendo feito uma boa confissão, participado da Santa Missa, rezado pelo Papa, recebem indulgência plenária.

Mas o que é indulgência?

Segundo o número 1471 do Catecismo da Igreja Católica (CaIc), a “doutrina e a prática das indulgências na Igreja estão estreitamente ligadas aos efeitos do sacramento da Penitência. A indulgência é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida pelos pecados já perdoados quanto à culpa, (remissão) que o fiel bem-disposto obtém, em condições determinadas, pela intervenção da Igreja que, como dispensadora da redenção, distribui e aplica por sua autoridade o tesouro das satisfações (isto é, dos méritos) de Cristo e dos santos.”

No Sacramento da Confissão, os pecados são perdoados, mas ainda permanece na alma do fiel as penas temporais, isto é, consequências do pecado, como se fossem manchas dos pecados que ficam na alma. Conforme a Doutrina da Igreja, as penas temporais são apagas pelas penitências que as pessoas realizam aqui nesta vida, no Purgatório ou através das indulgências lucradas. Existem as indulgências parciais, que redimem parte da culpa, e as plenárias, que apagam totalmente as penas temporais, isso depende das disposições e da preparação de cada fi el. Todos os fiéis podem adquirir indulgências para si mesmos ou aplicá-las aos fiéis defuntos.  As indulgências são os meios de a Igreja distribuir os méritos das penitências para os irmãos que, ainda sob o influxo do pecado, lutam para continuar firmes no caminho do Senhor. Assim como o cristão pode receber o auxílio dos méritos de outros cristãos para alcançar a santidade, cada fiel pode oferecer o seu sacrifício para ajudar um irmão a também sair vencedor na luta contra o pecado.

Nessa perspectiva, o Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e Santo Inocêncio em Tomazina é considerado o local privilegiado para os fiéis da Diocese de Jacarezinho e de todos aqueles que desejarem receber as graças das indulgências, principalmente nesse mês de maio que é considerado o mês mariano.  Os padres que trabalham na pastoral do Santuário de Tomazina, Padre Pedro Claudino Nunes, Pároco e Reitor, e o Padre Marcelo Gonçalves Mendes, Vigário Paroquial, e os fiéis tomasinenses convidam a todos para organizarem suas romarias e visitarem o Santuário que é considerado uma das Igrejas mais belas do Paraná. Para melhor organização dos peregrinos, as Missas dos finais de semana são: aos sábados, 19h30 e aos domingos, 9h e 19h30. Além dessas, há Santa Missa com novena à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro toda quarta-feira, às 15h; toda primeira sexta-feira de cada mês, às 19h30.  Também, o Santuário organiza uma programação especial todo dia 9 de cada mês. Independentemente do dia da semana que caia, aos dias 9 há três horários de Santa Missa, isto é, 10h, 15h e 19h30. Para melhor acolhimento dos romeiros e dos próprios tomazinenses, há venda de pastéis, refrigerantes e outros alimentos.

 

Fonte: Infoigrejaemsaída

Confira também

ENCONTRO REGIONAL DE CANTO LITÚRGICO ACONTECE NOS DIAS 19 A 21 DE MAIO EM PITANGA

A equipe responsável pela Liturgia no Regional Sul 2, empenhada na articulação e animação da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*