A devoção marcou envio missionário de Irati

Nem o ar gelado e a garoa fina que caiu durante a tarde de sábado (18), afastaram os missionários da tarde de animação programada pela Coordenação Diocesana da Ação Evangelizadora, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Irati. Perto de 1.300 pessoas vieram dar seu ‘sim’ e receber a unção do bispo dom Sergio Arthur Braschi, padres e diáconos do Setor 7, composto pelas paróquias São Sebastião, de Fernandes Pinheiro; Nossa Senhora da Luz, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, São João Batista e São Miguel, de Irati, e Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Teixeira Soares. A celebração iniciou às 14h30 e se prolongou até às 17h30, com momentos de oração e louvor.

Para aquecer, uma acolhida diferente.  Os integrantes do Grupo de Jovens da Paróquia Nossa Senhora da Luz recepcionaram os missionários com muita alegria e entusiasmo. A cada um que chegava era feita uma festa. A celebração foi marcada por muita emoção. Louvor, oração e música para cantar o amor de Deus e a oportunidade de simbolizar a ‘Igreja em Saída’, pedida pelo Papa Francisco. Dom Sergio, em sua homilia, enquadrou a ação missionária a passagem bíblica da mulher samaritana, a quem Jesus primeiramente se revelou e que, tocada pelas palavras do Mestre, saiu pelo mundo, alardeando sua mensagem de Paz. “Assim são todos vocês, a quem Deus tocou no coração e, agora, serão mensageiros de Boa Nova a toda a gente”, destacou o bispo.

Dom Sergio citou a benção que tem sido as celebrações de envio, já na quarta edição, depois das duas de Ponta Grossa e a de Castro. “Aqui, foi muito participado, tudo muito bonito. Os missionários vindo em grande número, recebendo com alegria a unção para iniciar a visitação. A Igreja diocesana vai despertando novamente para essa atitude de saída, de visitação, de disposição de levar a quem está afastado, a quem está sofrendo, a graça de Cristo. Vivo um momento de grande alegria”, acrescentou o bispo. O anfitrião da celebração deste sábado, o pároco da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padre Nelson Bueno da Silva, contou que eram esperadas de 900 a mil pessoas. “Acredito que tenhamos entre 1.300 e 1.400 pessoas. Foi uma surpresa boa de Deus”, comemorava.

“Os missionários estão empenhados. Há comunidades que estão bem à frente, outras, nem tanto e outras ainda necessitando de empurrões. Mas, todas entusiasmadas. Depende também do nosso esforço para darmos um estímulo a mais”, ressaltou, contando que a paróquia tem o maio número de capelas em Irati. São 21 capelas e aproximadamente 250 missionários, que aguardavam o envio para definir o início das visitas. Segundo o lojista Irineu Hlatki, missionário na Paróquia São João Batista, na Vila São João, em Irati, onde foram mapeadas cerca de oito mil famílias, todos estão muito motivados. “Desde as Santas Missões Populares não paramos. Agora, mapeamos o bairro e cada Pastoral tem seu setor. As expectativas são as melhores possíveis, especialmente depois da celebração de hoje. Quem esteve aqui saiu feliz, com a chama acesa e quem não esteve, perdeu”, frisou.

O coordenador diocesana de Ação Evangelizadora, padre Clayton Delinski Ferreira, fez questão de lembrar que o missionário, antes de tudo, tem que saber ouvir. “Precisa estar preparado para isso. E a primeira palavra a ser levada é a da misericórdia de Deus, por intermédio do Evangelho”, ressaltou. A cerimônia do sábado, além de motivar a ação missionária, explicou o passo a passo das visitas às famílias. Ao todo, na Diocese de Ponta Grossa serão dez mil missionários. A próxima celebração de unção e envio acontece no dia 2, no salão da Paróquia Cristo Rei, em Ivaí. Dia 8, o envio missionário será na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Telêmaco Borba.

 

Jorge Teles – com Asse. Comunicação – Diocese de Ponta Grossa

Confira também

CNBB estimula Jornada de Oração e Jejum pelo Brasil por ocasião do Dia da Pátria

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convida a todos para uma Jornada de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*