3ª Missão Estadual da Juventude Missionária do Paraná

Nos dias 25, 26, 27 e 28 de fevereiro aconteceu na Paróquia Nossa Senhoras das Graças, em Barbosa Ferraz (PR), Diocese de Campo Mourão, a 3ª Missão Estadual da Juventude Missionária do Paraná, em parceria com o Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE). Neste ano, com o tema “Missionários a exemplo de Maria” a missão contou com a presença de 100 jovens, adultos e seminaristas das dioceses de Curitiba, São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Guarapuava, Cascavel, Toledo, Londrina, Jacarezinho, Cornélio Procópio, Maringá, Umuarama e Campo Mourão. Além dos participantes das diocese paranaenses, também esteve presente a jovem Maria Isabel Tromm, integrante da IAM (Infância e Adolescência Missionária) da Diocese de Joinville (SC).

Nesses dias os missionários visitaram todos os setores urbanos e rurais da comunidade e também o Lar dos Idosos e o Hospital Municipal. Na segunda-feira, que antecede o carnaval, os missionários participaram da 3ª edição do Carnaval com Cristo, promovido pela paróquia acolhedora e pelo Setor Diocesano da Juventude. Durante a missão houve missas, momento de espiritualidade e espaço para a partilha das experiências missionárias vivenciadas pelos jovens na Amazônia, no México, em Costa do Marfim e no Paraguai.

A jovem Mariana Baião, assessora da IAM da Diocese de Jacarezinho, relata que foi pra missão com o intuito de ser desafiada: “foi uma experiencia fantástica, diferente de todoas as que já vivenciei. Coloquei em papel todas as minhas expectativas para a missão, dentre elas que gostaria de passar por alguma dificuldade e fui enviada para a zona rural na comunidade Óleo, a 25 km da cidade, na primeira noite não dormi de medo, e foi como Deus renovou minhas forças. Tive alguns propósitos de desprendimento, viver da simplicidade para que fosse uma experiência ainda melhor.”

Adeilson Alves, da Coordenação Regional do COMISE, relata: “para os seminaristas a missão proporcionou  um enriquecimento de sua vocação, por meio da fraternidade e de um verdadeiro encontro com o povo de Deus. Tudo isso colabora com a formação de novos sacerdotes, no qual terão em seu coração um espírito missionário, uma sensibilidade para com a humanidade frente aos desafios do cotidiano e faz sair de si mesmo para uma Igreja em Saída, em busca de uma cooperação de todos e, assim, prefigurar o céu já a aqui.”

Para o padre Roberto Oliveira, pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, a missão trouxe um novo ardor para a paróquia, que já conta com os trabalhos da IAM e da JM: “agradeço a Deus pela vida de tantos missionários e missionárias que nos trouxeram a certeza de um novo despertar missionário na vida da Igreja. Missionários de todas as idades, de tantos lugares, com tantos carismas, ministérios e vocações, nos recordando que toda a Igreja é missionária. Agradeço pela semente lançada nestas Missões, que marcam o processo de setorização desta comunidade, fazendo de nossa Igreja, uma autêntica comunidade de comunidades, nas quais todos são acolhidos no espírito de fraternidade, de comunhão e de caridade, de modo que em todas as famílias se faça presente a alegria do Evangelho. E por falar em alegria, agradeço, por fim, pela alegria de todos os missionários, alegria que contagia e nos faz enxergar que, em Cristo, nós encontramos verdadeiramente a Felicidade que vem de Deus e que se concretiza em nossas vidas: alegria da escuta, da partilha, da comunhão, da diversão.”

A missão se encerrou na terça-feira de carnaval com o almoço e uma brincadeira de lona e sabão para a descontração dos missionários.

 

 

 

Confira também

CNBB estimula Jornada de Oração e Jejum pelo Brasil por ocasião do Dia da Pátria

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convida a todos para uma Jornada de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*