Em 18 de junho de 2015 o Papa Francisco publicou a encíclica Laudato Si (Louvado sejas), orientando e inspirando os cristãos para o cuidar da natureza e “contra o mal que lhe provocamos por causa do uso irresponsável e do abuso dos bens que Deus nela colocou”. Em 2025, ano em que o documento completará 10 anos, a Campanha da Fraternidade trará novamente as questões do meio ambiente e do cuidado da casa comum em evidência. O tema escolhido foi “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1, 31).

Em vista da ocasião, a Pastoral da Ecologia Integral do Regional Sul 2 da CNBB (PEI Sul 2) realizou, nos dias 13 e 14 de abril, o primeiro encontro presencial no Paraná, com os coordenadores diocesanos e paroquiais. O encontro aconteceu na Casa de Formação Juan Diego, em Guarapuava (PR), e participaram aproximadamente 60 pessoas, representado 15, das 18 dioceses do Paraná. O objetivo da reunião foi conhecer as pessoas que se dedicam à PEI em cada diocese, as diferentes realidades no estado, as iniciativas nas comunidades, escutar propostas e alinhar os trabalhos em nível estadual.

O bispo da diocese de Livramento de Nossa Senhora (BA) e presidente da Comissão Especial de Ecologia Integral e Mineração da CNBB, dom Vicente Ferreira, e o bispo auxiliar de Cascavel e referencial da PEI no Paraná, dom Aparecido Donizete de Souza, não puderam comparecer, mas gravaram vídeos, exclusivamente, para os participantes do encontro, com reflexões profundas sobre o assunto.

Com o tema “Ver, Iluminar e Agir: os passos para uma Ecologia Integral”, o conteúdo formativo procurou abordar todos os assuntos que norteiam a “caminhada ecológica” da Igreja. O padre Vagner Raitz, sacerdote da diocese de Palmas-Francisco Beltrão (PR) e assessor regional da PEI, iniciou os trabalhos falando sobre a encíclica Laudato Si e o pensamento do Papa Francisco sobre o tema.

Josué Cassiano de Araújo, da diocese de Apucarana, fez um resgate das Campanhas da Fraternidade relacionadas à Ecologia Integral (2007, 2011, 2017).

Os articuladores da Economia de Francisco (EoF), Adaiane Giovanni, Graziele Luz, Rafael Crozatti, Rivea Medri e Rui Florêncio explanaram sobre a visão do Sumo Pontífice sobre o “compromisso no espírito de São Francisco, a fim de tornar a economia de hoje e de amanhã justa, sustentável e inclusiva, sem deixar ninguém para trás”.

No término do encontro, os participantes assinaram uma carta se comprometendo a tornar a Ecologia Integral uma realidade nas paróquias e dioceses que representam e divulgar a mensagem contida da encíclica Laudato Si para cada vez mais pessoas. Também realizaram o plantio de um pinheiro araucária, árvore símbolo do Paraná, no Centro São João Diego. Nas próximas décadas, essa árvore será um marco vivo e lembrança do primeiro encontro presencial da PEI Sul 2.

 

Mauricio Toczek – Diocese de Guarapuava

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts