Primeira missa de Dom Mário Spaki em sua comunidade de origem

Aproximadamente 1500 pessoas participaram, no domingo, 1º de julho, da primeira missa de Dom Mário Spaki na comunidade do Cerro da Ponte Alta, em Irati (PR), onde ele nasceu. A comunidade, onde hoje moram 170 pessoas, reuniu vizinhos, parentes e amigos do novo bispo, que foi nomeado pelo Papa Francisco, no dia 25 de abril, para assumir a vacante Diocese de Paranavaí (PR).

A Missa teve início às 9h00 e foi concelebrada por vários padres amigos de Dom Mário. Ao iniciar a celebração, algumas pessoas da comunidade trouxeram as insígnias episcopais: cruz, anel mitra, solidéu e o báculo. Dom Mário falou que recebeu as insígnias de doação de várias pessoas, inclusive o anel dourado, que foi doado por aquela comunidade. Em sua homilia, Dom Mário explicou para a comunidade o significado de cada insígnia que ele usava e de alguns símbolos da ordenação episcopal, como a imposição das mãos, a unção e a oração com o Evangelho sobre a cabeça.

Ao final da celebração, no momento das homenagens, sua família contou um pouco de sua história e expressou a gratidão a Deus pelo caminho que ele escolheu percorrer e entregou-lhe um quadro esculpido na madeira, com a imagem do pai, da mãe e de Dom Mário quando menino, batendo martelo no assoalho da casa.

Após a missa, a festa prosseguiu. Todos os presentes participaram do almoço, em que foi servido pirogue, bolinho de carne (flops) e galeto. Dom Mário esteve disponível ao povo para tirar fotos a abençoar, sobretudo, as crianças. A tarde contou ainda com apresentações de dança de grupos folclóricos: Ivan Kupalo, da cultura ucraniana, da cidade de Irati (PR) e o grupo Mazury, da cultura polonesa, da cidade de Mallet (PR). Após as apresentações foi servido o bolo, que também foi preparado pela comunidade e media mais de 3 metros e mais de 300 quilos.

A preparação dessa festa envolveu muitos voluntários durante toda a semana, tanto para a preparação dos alimentos quanto para a organização do dia. Para Maria Alice Kanarski, que ajudou na preparação da festa, o dia foi de muita gratidão pela ordenação episcopal de Dom Mário: “Vai demorar para ter uma festa como essa de novo. Todo o dia foi muito abençoado”, expressou ela. E Eugênio Waida afirmou: “Tenho 70 anos e nunca vi uma festa tão linda como essa”!

O Jornal Iratiin, da cidade de Irati (PR), fez a transmissão ao vivo de toda Celebração Eucarística.Para assistir, clique aqui. 

Confira algumas fotos: 

 

 

Confira também

10º Encontro Interprovincial de Seminaristas

Na sexta-feira (07/09), Dia da Independência do Brasil, na cidade de Londrina (PR), aconteceu o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.