REGIONAL SUL 2 REALIZA ENCONTRO ADMINISTRATIVO FINANCEIRO

Nos dias 04 e 05 de outubro, aconteceu o Encontro Regional Administrativo Financeiro, na Casa de Encontros do Mossunguê, em Curitiba. Para esse encontro foram convocados os ecônomos diocesanos, vigários gerais, contadores e responsáveis por cartórios e documentos de pessoas jurídicas das comarcas. Participaram cerca de 60 pessoas entre bispos, padres e leigos representando as Arquidioceses, Dioceses e Eparquias Ucranianas do Paraná.

A ideia de trabalhar esse tema foi motivada durante a última Assembleia Geral dos Bispos, que aconteceu em Aparecida no mês de abril, quando a realidade jurídica-administrativa-financeira foi apresentada aos bispos como uma questão emergencial. Na ocasião, a Presidência dos Bispos do Regional Sul 2 decidiu agendar um encontro com os assessores da CNBB Nacional: Monsenhor Nereudo Freire Henrique, ecônomo, e Dr. Hugo Cysneiros, assessor jurídico.

O assunto abordado nesses dias foi de cunho interdisciplinar, com questões do cotidiano administrativo, como as tributárias e trabalhistas e também as informações recentes com base em decisões dos tribunais superiores e alterações legislativas. Também foi dado um enfoque especial ao acordo Brasil-Santa Sé, que é uma referência para os temas debatidos. Segundo o Dr. Hugo Cysneiros o interesse dos participantes foi muito grande: “Foram muitas as perguntas, houve bastante interação entre todos e isso é muito positivo. Esperamos que isso dê muito fruto e que haja multiplicação das informações que foram trazidas”.

É uma questão urgente para a Igreja abordar esse tema, dado que ela está inserida no contexto de um país que possui sua legislação civil e é preciso, como instituição que tem funcionários e responsabilidades junto ao governo, viver suas leis internas sem ferir nem ofender as leis do país.  Para o padre Silvio Cesar Pereira, administrador diocesano de Paranavaí (PR), o encontro foi bem produtivo: “Percebemos que a lei civil brasileira está mudando e temos que lutar para nos adequar, para sermos realmente corretos, pois como vamos pregar a Justiça no Altar, se não conseguirmos viver, de fato, primeiramente com aqueles que trabalham conosco.

Confira também

Seminaristas da Arquidiocese de Maringá (PR) fazem experiência missionária durante as férias

Entre os dias 13 e 20 de julho, nove seminaristas da Arquidiocese de Maringá (PR) …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.